CDOs, ou Chief Data Officers, têm muito a dizer sobre o sucesso de suas empresas. No mercado atual, em que todos os ramos de negócios estão investindo em tecnologia, não há como não falar sobre dados. São eles que nos informam quando um cliente abandonou um produto no carrinho ou quando uma esteira de montagem precisou ser interrompida ou quando não há demanda para certo produto agrícola naquela estação do ano, por exemplo. Existe um enorme volume de dados esperando para ser interpretado e usado para melhorar a qualidade do seu serviço, aumentar os seus lucros e mais. E é aí que atua o CDO.
O Chief Data Officer (que podemos traduzir como Diretor de Dados) é um cargo de diretoria específico para operações com dados. Essa tem se tornado uma posição cada vez mais importante em grandes empresas, como Renault, Schneider e Ânima Educação. Se você quer melhorar o seu trabalho ou ajudar sua empresa a crescer, conheça esses CDOs e aprenda com eles o que você pode fazer com os seus dados.
Implemente uma cultura Data Driven
Edson Giesel é o CDO da Renault em toda a América Latina e tem falado sobre como a empresa se relaciona com dados há anos. Giesel aponta que, apesar de muito desenvolvida nessa área, ela continua avançando. Um de seus rumos mais recentes é o conceito de Data Literacy, uma espécie de alfabetização de dados. Esse tema é muito relevante, especialmente em ambientes como o da Renault, que explora os dados há muito tempo e já tem muita maturidade para lidar com eles.
Trabalhar com dados não pode ser um assunto só de TI.
A ideia é que os conhecimentos relacionados a dados, analytics, inteligência de negócios e mais não fiquem restritos à equipe técnica. “Trabalhar com dados não pode ser um assunto só de TI”, ele diz. Nesse sentido, é preciso mudar a cultura da empresa como um todo, para que todos possam ser orientados por dados, ou Data Driven. “No final das contas, a gente está falando em People Driven: garantir que essas pessoas tenham um aprendizado constante e que tenham condições de lidar mais facilmente com toda essa infinidade de dados que existem à nossa disposição”, como Giesel coloca.
Use os dados para tomar decisões
Como os dados podem ser úteis a todos os setores? Informações diferentes são relevantes para cada operação de uma empresa, mas no final das contas, todos podem tomar decisões mais assertivas com o embasamento adequado.
O CDO da Ânima Educação, Hugo Harada, dá exemplos de como o ecossistema de universidades faz isso no dia-a-dia, com cerca de 400 mil usuários. Só no meio acadêmico, existem diversas possibilidades: “Pegar os dados das avaliações, cruzar com o conteúdo que foi ministrado, identificar deficiências no aprendizado do aluno, identificar deficiências na maneira que o professor, talvez, esteja ministrando aquele conteúdo e tomar todas as medidas necessárias para corrigir isso.” Em termos operacionais, também é possível alocar recursos de acordo com a demanda para minimizar o desperdício de água e energia, por exemplo.
Gere valor com seus insights
Com esses muitos usos em mente, é fácil se encantar pelo poder dos dados. Mas a informação bruta, da maneira que você extrai da fonte, pode não ser a mais direta e nem a mais simples de usar. Ainda assim, após um bom trabalho de limpeza e modelagem, você pode deixar a sua criatividade aflorar e alcançar excelentes resultados.
É isso que nota a CDO da Schneider Electric, Sabrina Nazario: “Eu tenho que utilizar esses dados e a maneira como eu utilizo eles é o que realmente gera valor.” Como se diz na gigante dos serviços elétricos, a base de dados tem que ser “fit for purpose”, ou apropriada para o seu propósito.
Aplique as lições desses CDOs na sua empresa
Agora que você já sabe, pode colocar na prática. Pronto para tomar decisões com dados e implementar uma cultura Data Driven, assim como esses CDOs? A BIX pode te ajudar! Nosso time de especialistas trabalha com as melhores ferramentas do mercado e tem experiência em todos os setores. Trabalhamos de ponta a ponta na jornada analítica e topamos qualquer desafio. Fale conosco.