Engenheiro de Dados: tudo o que você precisa saber para se tornar um

Conteúdos deste artigo:

Se você costuma acompanhar o blog da BIX Tecnologia ou é uma pessoa aficionada por tecnologia, já deve estar cansado(a) de saber que há uma explosão de dados gerados diariamente. E, muito além disso, é fundamental organizar, integrar, armazenar e processar  esse grande volume de dados para transformá-los em informações valiosas e, consequentemente, na tomada de decisões estratégicas. Para isso, é fundamental contar com um engenheiro de dados.

Esses profissionais ocupam uma posição estratégica na revolução data-driven, uma vez que contribuem significativamente para a eficiência operacional e a inovação nas organizações. Prova disso é que, de acordo com projeção do Guia Salarial da recrutadora Robert Half destaca que os engenheiros de dados não apenas serão altamente demandados pelas empresas, mas também escassos. Nesse cenário, compreender as nuances da engenharia de dados não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para as empresas que buscam se destacar.

Se você quer saber mais sobre o que faz um engenheiro de dados, bem como as habilidades essenciais para ingressar no mercado, os desafios e os impactos que essa área pode causar dentro de uma organização, continue a leitura!

engenheiro de dados trabalhando

O que faz um engenheiro de dados?

Antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre a Engenharia de Dados propriamente dita. Essa área marca o ponto de partida da jornada analítica e abrange uma série de atividades: desde a coleta, passando pela organização, integração, armazenamento e processamento de grandes volumes de dados.

Nesse processo, softwares e algoritmos desempenham um papel fundamental, e isso exige um equilíbrio entre conhecimento técnico e habilidades estratégicas. Enquanto o primeiro ponto é fundamental para projetar soluções a partir de bancos de dados, o segundo serve justamente para alinhar essas soluções aos objetivos da organização ou do cliente.

É aí que entra em cena o engenheiro de dados. O profissional dessa área utiliza linguagens da ciência da computação, como Java e Python, por exemplo, para executar as tarefas fundamentais na transformação de dados. No entanto, a profissão vai muito além do domínio dessas linguagens, exigindo um profundo entendimento da lógica e complexidade por trás de conceitos como big data e computação em nuvem.

Uma vez que possui esse conhecimento, o engenheiro de dados concebe, constrói e testa arquiteturas de sistemas de processamento de dados, sendo o responsável pelas soluções de aquisição e combinação de fontes de dados. Ao criar o pipeline de dados, ele define o caminho que a informação percorre, desde a entrada no sistema até o processamento e armazenamento, facilitando consultas posteriores de maneira eficiente.

Quais as habilidades essenciais para um engenheiro de dados?

Como já falamos anteriormente, os engenheiros de dados precisam entender os conceitos fundamentais em ciência da computação, sendo proficientes na construção e concepção de aplicações em grande escala, de ponta a ponta. Este profissional é especializado em equilibrar a aplicação prática desses conhecimentos em diversas áreas-chave.

Ao avaliar os diferentes tipos de bancos de dados, desde relacionais até NoSQL, os engenheiros de dados estão capacitados a entender os prós e contras de cada abordagem. Essa compreensão é fundamental para a construção de soluções adaptadas a casos de uso específicos, seja para manipulação eficiente de dados em lote (batch) ou para o processamento contínuo de fluxo de dados (streaming de dados).

Os engenheiros de dados também se destacam na criação de infraestruturas de dados, sejam eles Data Warehouses, Data Lakes ou Data Lakehouses. Além disso, um engenheiro de dados precisa compreender a importância da segurança e da governança de dados, uma vez que garante a integridade e a confidencialidade das informações.

Por fim, listamos algumas ferramentas que fazem parte do trabalho desses profissionais e são amplamente utilizadas pelos engenheiros de dados daqui da BIX Tecnologia:

Construa sua carreira como engenheiro de dados com a BIX Tecnologia!

Na BIX, somos mais que uma consultoria de dados – nós atuamos de ponta a ponta para transformar dados em insights que podem revolucionar as organizações. E a Engenharia de Dados é a ponta inicial dessa jornada.

Nosso time de engenheiros de dados é formado por pessoas apaixonadas por desafios e inovação. Se você compartilha dessa paixão e deseja fazer parte da nossa equipe de estrelas, confira nossas vagas abertas! Junte-se a nós e faça parte da revolução data-driven. Sua jornada começa aqui na BIX!

Confira nossas vagas abertas