A Noite dos Dados continua a movimentar a comunidade de tecnologia e dados do país. O número de profissionais de análise de dados tem aumentado à medida que o tema ganha força na área de negócios e demanda de mão-de-obra especializada. Nesse contexto, têm surgido novos espaços de discussão. No dia 13 de março, foi a vez da capital paulista receber grandes nomes de data analytics e formar conexões no Inovabra. Continue a leitura e veja como foi a Noite dos Dados em São Paulo!
CDOs compartilharam suas experiências na Noite dos Dados São Paulo
A grande atração da Noite dos Dados São Paulo foram os Chief Data Officers, ou CDO’s, que ocupam o cargo máximo da carreira em dados. Em um bate-papo com os participantes de diferentes níveis, Sergio Gaiotto, que foi CDO na Oi nos últimos 3 anos, passou por empresas como Carrefour e Ambev e hoje atua na Claro; e Sabrina Nazario, CDO na Schneider Electric, multinacional francesa onde está há mais de 15 anos, conversaram sobre suas rotinas e desafios. “Isso é o dia-a-dia de um executivo: acolher e ponderar”, resumiu Gaiotto.
Quando questionada sobre como o mercado tem se voltado a iniciativas como open finance, em que se compartilha os dados com outras empresas, Sabrina avaliou que “Não tem mais como fechar essa caixa de Pandora, porque o sistema como um todo funciona muito melhor quando você consegue fazer esse tipo de conexão”.
IA e FinOps e Cloud também foram temas de debate
A Noite dos Dados São Paulo também teve a fala do Head de Marketing da BIX Tecnologia, Luiz Gabriel Braun, sobre o “novo mundo”. Braun refletiu que a Inteligência Artificial pode revolucionar a maneira como se vive hoje, assim como fizeram a máquina a vapor e a eletricidade. Nesse caso, “a revolução dos dados, sobretudo da IA, vai ser uma revolução de inteligência”, disse.
Já o Head de Engenharia de Dados e o Chief Revenue Officer (CRO) da BIX Tecnologia, Felipe Ferraz e Eduardo Eberhardt, aprofundaram-se no tema FinOps e Cloud: Desbloqueando o máximo de eficiência e ROI. O termo FinOps se refere a uma abordagem para trabalhar com serviços de armazenamento em nuvem de forma mais inteligente financeiramente. Ferraz argumentou que, apesar da elasticidade que esse modelo oferece, a empresa precisa se informar, otimizar os processos e operar sempre com eficiência.
Após as palestras, os participantes desfrutaram de um momento de Happy Hour, com chopp e finger food. Além da oportunidade de networking, o evento também ofereceu sorteio de brindes, como camisas e bottons temáticos.
Uma das ganhadoras foi a gerente de processos, Isabela Pascoal, que usa conhecimentos de Business Intelligence no seu dia-a-dia. Para ela, “o evento trouxe insights poderosos ao relacionar IA e BI”. E continuou: “Conhecimentos atualizados e muitas perspectivas importantes a se considerar ao trabalhar com tecnologia e análise de dados”.
Sobre a Noite dos Dados
A Noite dos Dados nasceu em 2022 com o propósito de celebrar a cultura de dados e fomentá-la dentro dos ecossistemas de tecnologia. Desde então, já foram cinco edições em cidades como Florianópolis e Blumenau, que têm fortes iniciativas de inovação.
Esta edição aconteceu em parceria com o Inovabra, espaço de inovação do Bradesco e com apoio da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), da Novatec Editora e da Débito Direto, e a realização é da BIX Tecnologia.
Seja um agente da Noite dos Dados!
A Noite dos Dados vai aos maiores ecossistemas de inovação do país para reunir e celebrar a comunidade de dados. Se você deseja trazer essa celebração para o ecossistema da sua cidade ou se sua empresa deseja apoiar a Noite dos Dados, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe!