Noite dos Dados em Florianópolis: Saiba tudo

Conteúdos deste artigo:

Mais uma Noite dos Dados realizada com sucesso, dessa vez em Florianópolis. A edição fez parte da programação do Floripa Conecta, uma iniciativa que move a cidade durante todo o mês de agosto. A capital de Santa Catarina é a casa da BIX Tecnologia e de muitas empresas inovadoras de todo o Brasil. Por isso, é o lugar perfeito para reunir a comunidade de dados para uma noite de palestras, happy hour e networking.

A análise de dados tem se tornado um tema cada vez mais relevante no mundo dos negócios, à medida que se prova um investimento lucrativo, duradouro e revolucionário para a cultura interna de uma empresa. Em Florianópolis, isso é ainda mais verdade: com um amplo ecossistema no estado, o melhor hub de inovação do país e uma das melhores incubadoras do mundo, a cidade contribui para os mais de 6% do PIB que correspondem à tecnologia em Santa Catarina.

Nesse cenário, o Floripa Conecta surge como um movimento criativo similar ao South by Southwest, que acontece há mais de 30 anos no Texas, nos Estados Unidos. É uma convergência de eventos de todos os setores criativos (turismo, tecnologia, gastronomia, design, arte e música), incentivando a colaboração e a aprendizagem mútua. A Noite dos Dados se encaixa perfeitamente na programação. Por onde passamos, criamos momentos de integração entre profissionais de dados com temas atuais e diversos.

Em Florianópolis, contamos com o apoio de startups que exploram o potencial dos dados todos os dias: Akropoli, plataforma de gestão financeira com dados de Open Finance e Niiw Open Economy, aplicativo de análise de dados de mercado. Saiba mais sobre a última edição da Noite dos Dados!

Noite dos Dados: Florianópolis

A Noite teve início com a fala de Luiz Gabriel Braun, Head of Marketing da BIX Tecnologia. Braun usou o exemplo dos super heróis, retomando as primeiras revistas em quadrinhos até chegar nas superproduções cinematográficas dos estúdios da Marvel, para ressaltar a importância da criatividade humana. Hoje, mesmo com o auxílio de Inteligência Artificial nos filmes, ainda são as histórias que chamam a atenção do público. Da mesma maneira, na Noite dos Dados, “a gente se reúne para discutir o lado humano da tecnologia”.

Logo, Rafael Ferreira, CTO do Niiw, apresentou o tema Visão 360º – O Impacto dos Dados e o Comportamento de Consumo e mostrou como é possível fazer análises de dados de consumo através de API’s varejistas no Niiw. Ferreira tem mais de 20 anos de expertise em Big Data, IA e Analytics e entende bem como a tecnologia pode ser aplicada no setor financeiro.

Em seguida, houve a apresentação Dados de Open Finance – Alavancar negócios e bem-estar financeiro. Ricardo Toledo, co-fundador da Akropoli e diretor da Vertical Fintech da ACATE e Fábio Fernandes, engenheiro de Software na Akropoli, refletiram sobre o cenário de Open Finance no Brasil e apresentaram casos de uso da Akropoli, em que produtos bancários fortalecem o relacionamento com os clientes e o bem estar financeiro.

Open Finance, antigamente chamado de Open Banking, é o sistema em que o cliente de vários serviços financeiros pode compartilhar suas informações com todos simultaneamente e acessá-las de diferentes maneiras. O Banco Central incentiva e prevê ampliar esse tipo de projeto.

Em um dos cases da Akropoli, apontado como o mais frequente, é possível analisar o comportamento dos usuários do banco e calcular valores de cobrança mais adequados. “Quando a gente toma uma decisão baseada em dados, com o objetivo sincero de ajudar as pessoas a ter uma nova educação, eu acredito que aí sim a gente está falando de um grande propósito, de uma grande mudança”, disse Toledo.

Em sequência, o CRO da BIX Tecnologia, Eduardo Eberhardt, falou sobre o ROI de Projetos de Dados. O ROI é uma importante métrica de negócio, principalmente em iniciativas relacionadas a dados. Eberhardt, que já analisou centenas de projetos de perto, argumentou que o ROI é uma das melhores formas de convencer um gestor da importância de explorar data analytics. Além disso, há retornos não tão mensuráveis, como mudança de cultura, aumento na segurança e compliance com leis.

Encerrando a programação, Mariana de Mello Borges, Analista de Marketing na BIX Tech, mediou o Fireside Chat: Inteligência Artificial. A proposta do fireside chat é provocar insights através de uma conversa informal e com baixo nível de complexidade. Nessa conversa, Thiago Santos Correia, especialista em Data Analytics e Business Intelligence na Intelbras e Jônata Tyska, professor adjunto na UFSC e PhD em Ciência da Computação, lembraram como foi o primeiro contato com a Inteligência Artificial e foram desafiados a explicar, nos termos mais básicos, o que é uma IA. Além disso, refletiram sobre o limite entre a capacidade das máquinas e a capacidade humana.

Com o fim das palestras, os participantes puderam dar início ao happy hour, com finger food, cerveja e sorteio de brindes.

O que é a Noite dos Dados?

A Noite dos Dados foi criada em 2022, com o propósito de celebrar a cultura de dados e fomentá-la dentro dos ecossistemas de tecnologia. A primeira edição encheu o Centro de Inovação de Blumenau e desde então, o evento já retornou e se expandiu para Joinville e Florianópolis.

Em todas as edições, permanece o clima descontraído, mesmo com a presença de especialistas. É por isso que Luiz Gabriel Braun descreve a Noite como uma grande oportunidade de troca de conhecimento. “É nesse momento em que alguém encontra um case de uma outra empresa, vê que isso pode ser aplicado na sua, vê como um colega passou por certos desafios.”

Não perca a próxima Noite dos Dados! Acompanhe a BIX Tecnologia nas redes e seja o primeiro a saber da abertura dos nossos eventos. Ao se inscrever na Noite, você pode escolher comparecer presencialmente ou ter acesso à gravação das palestras. Não aguenta esperar? Fale conosco e leve a Noite dos Dados até você.