Noite dos Dados Joinville: Mais uma edição de sucesso

Conteúdos deste artigo:

A Noite dos Dados chegou em Joinville no dia 22 de junho, com convidados especiais, temas quentes no mercado e cases de sucesso. Nessa edição, tivemos uma mesa redonda com representantes de empresas de destaque da indústria brasileira. Em agosto, a Noite será em Florianópolis.

Análise de dados tem se tornado um tema cada vez mais relevante no mundo dos negócios. Com a digitalização dos processos e o aumento do volume de informações com que as empresas lidam diariamente – fenômeno conhecido como Big Data –, esse conhecimento específico pode fazer muita diferença. As análises preditivas, por exemplo, ajudam a alocar recursos e planejar campanhas de maneira inteligente. É por razões como essa que o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning está se tornando tão comum. 

Reunimos a comunidade de dados de Joinville para falar sobre temas como esse, fazer networking e curtir um momento de Happy Hour. Saiba como foi!

Participantes da Noite dos Dados: Joinville.

O que é a Noite dos Dados?

O mercado de dados tem crescido rapidamente no Brasil. Com o avanço das tecnologias, profissionais especializados, como cientistas e engenheiros de dados, isso têm se tornado cada vez mais necessários. Um estudo mostra que o setor ainda pode ter uma taxa de crescimento anual composta de 27,7% até 2026.

A Noite nasceu em 2022, com o propósito de celebrar a cultura de dados e fomentá-la dentro dos ecossistemas de tecnologia. O Head of Marketing da BIX Tecnologia, Luiz Gabriel Braun, descreve esse evento como o “momento em que alguém encontra um case de uma outra empresa, vê que isso pode ser aplicado na sua, vê como um colega passou por certos desafios”. Isto é, uma grande oportunidade de troca de conhecimento.

Desde a primeira edição no ano passado, a Noite dos Dados já se espalhou para novos lugares e continua conquistando o público onde quer que esteja.

Noite dos Dados: Joinville

A Noite dos Dados de Joinville teve o apoio da Unifique, uma das principais empresas de telecomunicação do país, com 25 anos de mercado. A empresa trabalha com Internet de Fibra Óptica, Telefonia Fixa e Móvel e TV por Assinatura. Além disso, oferece um serviço de Cloud & Datacenter com recursos flexíveis e infraestrutura resiliente, com certificação TIER III Facility e VMware VCloud Verified.

Por isso, Tadeu Matos, Business Development Manager da Unifique, subiu ao palco para falar mais sobre como a empresa passou por uma transformação digital que a levou da rede discada para a 5G e a Internet das Coisas (IoT).

Em seguida, foi a vez de Felipe Cury Wissinieuski, do time de Data & Analytics da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e com mais de 100 anos no Brasil. Wissinieuski partiu de estudos que mostram que as empresas têm conhecimento sobre uma porcentagem muito baixa de seus dados e apresentou o conceito de AI Lever, uma série de etapas para alcançar o nível de 100%, passando por temas como arquitetura e governança.

Assim, chegou o momento da mesa redonda sobre Dados e Indústria 4.0. Os convidados foram Lincoln Rezende, assessor da ArcelorMittal Brasil, Silas Silva, IT and Analytics Specialist na Bunge e Marcos Angelo Cemim, Head of Digital Projects na Termica Solutions. Rezende, Silva e Cemim compartilharam suas experiências em diferentes projetos e conversaram sobre a importância de ter flexibilidade e se adaptar às necessidades de cada cliente. “Seja qual for a estratégia, o projeto tem que entregar valor”, resumiu Silva.

Por fim, Luiz Gabriel Braun, Head of Marketing da BIX Tecnologia, apresentou uma Tempestade de Cases. Foram projetos de procurement, gerenciamento de franquias e bestseller optimization, a otimização de vendas de produtos mais vendidos. A amostra resumiu bem a variedade de cenários que foram discutidos ao longo da noite e a capacidade da BIX de trabalhar de ponta a ponta no processo analítico.

Depois das palestras, os participantes puderam aproveitar um grande Happy Hour, com finger food, cerveja e sorteio de brindes da BIX e da Unifique. O clima de descontração favoreceu um bom networking.

Participantes da Noite dos Dados: Joinville.

Próximas Noites dos Dados

Este ano, a Noite dos Dados ganhou o formato de roadshow, com passagem em Blumenau, Joinville e, em breve, em Florianópolis. Segundo Braun, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento tecnológico dessas regiões e conectá-las uma com a outra. “Nós acreditamos que, quanto mais os dados forem usados, mais poderoso ficará todo o ecossistema”, diz.

A programação completa da Noite dos Dados de Florianópolis será anunciada nos próximos dias nas redes sociais da BIX Tecnologia. Inscreva-se e receba as notícias em primeira mão.