Carreira em dados não é mais novidade. Nos últimos anos, o mundo dos negócios tem passado por uma revolução na forma como as empresas entendem e utilizam os dados. Por isso, houve um aumento significativo na demanda por profissionais especializados – e ela só tende a crescer. Seja como analista, consultor, cientista ou engenheiro de dados, essa é hora de você se desenvolver.
Para a nossa sorte, essa área não é restrita a quem tem formação em tecnologia ou matemática. Pessoas de diversos backgrounds estão descobrindo o potencial dos dados e fazendo a transição para esse setor. Isso contribui para análises e insights também diversos, o que é muito rico para as empresas. Por outro lado, é um desafio para quem está começando e não tem um caminho claro ou único para seguir.
É aqui que a BIX entra. Com nossa experiência e conhecimento avançado, estamos sempre falando sobre carreiras em dados nas nossas redes. Quer você esteja começando agora ou buscando avançar na sua trajetória profissional, a BIX está aqui para te guiar na sua jornada.
Reunimos dicas dos especialistas que participaram da mesa de Carreiras da última Semana de Dados para iluminar os seus próximos passos. Continue lendo para descobrir como você pode se destacar e crescer nesta área em constante evolução.
Trabalhe na sua comunicação
As chamadas soft skills, habilidades interpessoais, não podem ser subestimadas. E, embora o conhecimento técnico seja necessário, é a sua capacidade de comunicar de maneira eficaz o seu trabalho que vai lhe distinguir dos demais. Essa foi a dica do Vinicius Ramos, Chief Data Officer (CDO) na 99jobs.com. É preciso “processar a informação não só da forma técnica, mas como indivíduo”, ele explica.
Uma boa comunicação facilita o trabalho em equipe e ainda melhora sua relação com stakeholders e clientes, que podem não ter a mesma expertise, mas vão entender as suas ideias. E, nesse caso, é importante ter uma atenção especial aos negócios.
“O profissional tem que estar, cada vez mais, orientado para o negócio”, Ramos defende, “ele tem que conseguir enxergar, dentro dos números, as soluções”. Isso porque, na área de dados, você nunca está resolvendo apenas um problema técnico, e sim contribuindo para toda a estratégia da empresa. Quem tem essa perspectiva no dia a dia e aplica seus conhecimentos específicos sem perder os objetivos gerais de vista se torna um ativo valioso. Logo, essas habilidades abrem as portas para maiores responsabilidades e oportunidades de crescimento.
Mas calma, embora a comunicação pareça mais natural para alguns, ela pode ser aprendida e aprimorada ao longo do tempo. Não se trata só de falar bem, mas também de ouvir ativamente os outros, ser capaz de adaptar a mensagem ao público e ter empatia para entender diferentes pontos de vista. Dedicar-se ao desenvolvimento dessa soft skill, seja por meio de cursos ou práticas na sua rotina, é um investimento seguro em qualquer cargo que você ocupe.
Saiba um pouco de tudo
Em um mundo cada vez mais conectado, o profissional que tem conhecimento para além do seu ramo de atuação é mais valorizado. André Perez, engenheiro de Machine Learning na SumUp, resume: você precisa “conhecer um pouquinho a casa do amiguinho”. Essa versatilidade melhora a qualidade do seu trabalho, mas também permite que você identifique oportunidades e contribua de maneira mais significativa para a estratégia da empresa. Assim, não só o seu trabalho individual fica melhor, como também fica mais fácil colaborar em equipe.
Além disso, “se a empresa é muito pequena, você vai acabar fazendo o papel de todo mundo”, Perez reforça. E se a empresa já é grande, mas com pouca maturidade analítica, dá no mesmo! Nesses cenários, um único profissional pode ficar responsável por uma variedade de tarefas que poderiam ser divididas entre várias pessoas ou departamentos. Isso é, desde a coleta de dados até o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Embora a situação seja desafiadora, é uma oportunidade de desenvolvimento rápido e aquisição de uma experiência muito abrangente. Se você consegue administrar essas demandas com sucesso, pode estar preparado até para assumir papéis de liderança.
Aprenda a técnica… e a teoria
A base de qualquer carreira em dados está na matemática e na estatística. Por isso, não basta ter competência em ferramentas e tecnologias específicas! Você precisa compreender a lógica dos processos com os quais trabalha. “Se preocupe primeiramente com os fundamentos da ferramenta, com o funcionamento por trás”, é o conselho de Rose Inacio, Head de Business Intelligence na BIX Tecnologia.
Este entendimento permite que o profissional não só aplique suas habilidades de forma mais eficaz, mas também se adapte mais rapidamente a novas plataformas. “Quando for necessário passar para uma outra ferramenta, vai ser muito mais fácil para você”, Inacio prevê.
Isso é especialmente importante em um cenário onde novas ferramentas estão constantemente sendo introduzidas no mercado. Se você compreende bem uma tecnologia, pode discernir se um novo aplicativo atende às necessidades do seu projeto ou organização, ou se apresenta falhas ou limitações. Assim, você economiza tempo e recursos.
Quer continuar aprendendo com quem realmente entende? Assista a mesa completa em que Vinicius Ramos, André Perez e Rose Inacio respondem perguntas e trocam ideias ao vivo. Você também pode encontrar outros especialistas e dicas sobre carreiras no canal da BIX! Siga @bixtecnologia para não perder nenhum conteúdo.
Construa sua carreira em dados com a BIX!
À medida que as empresas continuam a valorizar a importância dos dados, as oportunidades nessa área só tendem a crescer. Lembre-se de que, seja qual for sua origem ou nível de experiência, existe um lugar para você no universo dos dados. O importante é estar disposto a aprender continuamente e nós, da BIX, podemos ajudar você com isso.Nós buscamos conectar a comunidade de dados e criar diálogos em grandes eventos e conteúdos nas redes. Acompanhe nossas redes para não perder nenhuma oportunidade e conte conosco na sua rede de apoio. Vamos juntos na revolução data driven!