Não é segredo que estamos vivendo a era da tecnologia da informação. Somos bombardeados com uma enorme quantidade de dados e informações o tempo todo. Para acompanhar esse ritmo, diversas inovações tecnológicas estão surgindo para auxiliar na análise e manuseio dessas informações. Uma das principais ferramentas que emergiu com esse propósito é a inteligência de negócios (ou Business Intelligence).
Continue lendo para descobrir os principais conceitos, objetivos e impactos dessa tecnologia!
O que é Inteligência de Negócios?
A inteligência de negócios é constituída por um conjunto de ferramentas e infraestruturas que cria a base de um sistema de apoio a tomada de decisão orientado por dados. Parece confuso? Vamos te explicar melhor.
O tempo todo estamos gerando informações. De onde essas informações surgem? Dos mais diversos meios: ao usar aplicativos de celular, câmeras, GPS, sites, redes sociais, sensores digitais, equipamentos médicos, etc. A coleta desses dados é o primeiro passo para uma empresa entender o perfil e comportamento de seus clientes e negócios.
No entanto, dados brutos não possuem muito valor. Para o gestor saber o que fazer com os dados coletados, é preciso transformar esses dados em informações.
Antigamente, essa transformação era facilmente feita através de análises utilizando planilhas e ferramentas pouco robustas. Nos dias atuais, como o volume de dados está cada vez maior, tais ferramentas se tornaram obsoletas. Por isso, surgiu a necessidade de se contar com ferramentas que automatizam e otimizam a coleta e manuseio das informações.
É nesse cenário que emergiu a inteligência de negócios. O propósito dessa arquitetura é, basicamente, polir os dados e disponibilizá-los para consulta de forma objetiva e visual. Os dados em soluções de inteligência de negócios são acessados por meio de painéis interativos (dashboards). Esses painéis fornecem informações que podem melhorar o desempenho do negócio e indicam o cenário em que a empresa se encontra.
Estrutura da Inteligência de Negócios
Conforme dissemos anteriormente, a inteligência de negócios é um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na tomada de decisão. Esse conjunto consiste basicamente em 4 fatores:
- Dados: os dados em si são os inputs, ou seja, as entradas para a obtenção de informações. Eles são provenientes de diversos sistemas de informação utilizados no negócio.
- Infraestrutura: é composta por toda a arquitetura computacional e estrutural necessária para as necessidades do BI. Entram aqui os servidores, máquinas, redes, entre outros. Apenas com essa infraestrutura é possível integrar, armazenar e compartilhar as informações. Seu escopo varia de solução a solução e do investimento aplicado.
- Front-end: a ferramenta em si é o que é conhecido como front-end do BI. É ele que permite o cruzamento das diferentes visões de forma simplificada, por meio da tradução e conversão da complexidade técnica do sistema. É a ferramenta que realiza a ponte com o usuário e que distribui as informações importantes para toda a empresa. Por isso, é essencial que possua uma apresentação amigável.
- Recursos Humanos: por fim, faz parte da arquitetura da inteligência de negócios uma equipe especializada. Os recursos humanos são essenciais para o sucesso de uma solução de BI, principalmente no processo de implementação da ferramenta. A capacidade técnica e analítica e a visão de negócios são expertises que tornam os profissionais de business intelligence tão importantes para o mercado.
Como funciona o Business Intelligence
Para obter informações de inteligência de negócios, é preciso seguir um ciclo sistematizado de ações. O business intelligence funciona basicamente com duas frentes: dados e tomada de decisão.
Os dados se referem tanto a coleta quanto a análise e compartilhamento de informações. A tomada de decisão, por sua vez, diz respeito ao desempenho da empresa observado a partir dos dados, as evidências, a mensuração e ao planejamento de estratégias que otimizem o negócio.
O ciclo de funcionamento da inteligência de negócios segue 8 passos principais, independente da ferramenta que você use:
- Coleta e organização de dados;
- Visibilidade e análise dos dados;
- Compartilhamento com a equipe;
- Checagem de desempenho do negócio;
- Base para decisões (visão completa do negócio a partir de uma dashboard);
- Evidências que não deixam margem para decisões sem fundamento, e planejamento de melhorias.
Onde a Inteligência de Negócios pode ser aplicada?
Essa resposta é simples: em todos os setores da empresa!
Financeiro
As soluções de business intelligence vão além dos indicadores de ROI, TIR e lucratividade, pois trazem mais do que dados numéricos. A partir de diversos indicadores, é possível detectar com precisão onde os recursos devem ser aplicados ou minimizados para que a empresa alcance a utilização ótima de seu capital.
A inteligência de dados identifica oportunidades que podem ampliar seus resultados, gerando grandes insights de negócios. Várias organizações já utilizam esse tipo de solução para identificar materiais mais duráveis ou rentáveis para sua produção, substituir produtos de alto impacto ambiental, e realocar os recursos de maneira inteligente.
Comercial
Uma empresa está constantemente procurando novos meios de atrair e reter clientes. Com a inteligência de dados, uma nova porta de oportunidades de vendas se abre. É possível identificar quais produtos ou serviços são ideais para cada cliente e quais suas necessidades reais. A intenção do BI nesse sentido é conhecer seu público a fundo e atendê-lo da forma mais personalizada e profunda possível.
Além disso, o gestor também será capaz de ter uma visão real sobre o desempenho do seu time de vendas e dos seus produtos. A ferramenta te possibilita comparar os resultados entre vendedores, regiões, lojas, e produtos.
Marketing
O monitoramento da carteira de clientes pode ser feito utilizando uma ferramenta de BI. O crescimento dos clientes pode ser analisado por região, loja, ou como você preferir. Indicadores de retenção e satisfação também podem ser adicionados à solução. Tudo isso lhe dá um suporte confiável para planejar campanhas e estratégias de acordo com suas necessidades.
Aliado aos dados do setor comercial, você conseguirá personalizar cada vez mais a experiência do seu cliente e seu timing de venda. Com uma dashboard repleta das informações que você precisa sobre seu público, você consegue gerar ofertas exclusivas para cada perfil de cliente. E mais: consegue identificar exatamente qual o melhor momento para fazê-lo.
Logística e Produção
Quanto à logística do seu negócio, o business intelligence pode lhe auxiliar no cálculo do custo de devolução das mercadorias, na medição dos custos logísticos, e em qualquer outra mensuração que você queira fazer.
Os cálculos precisam ser programados apenas uma vez, depois disso a ferramenta automatiza esse processo dentro do período que for selecionado. Isso contribui para a aquisição de respostas confiáveis, uma vez que não se tem espaço para erros humanos.
Quanto à produção, o padrão é o mesmo da logística. Os indicadores podem ser monitorados facilmente de maneira visual, e passam a ser calculados automaticamente. A previsão da produção, um dos maiores desafios da área, também é facilitada com a inteligência de negócios. Com simples seleções e filtros, é possível acompanhar os dados históricos de produção e prever as tendências da mesma.
Visibilidade dos Dados
Na inteligência de negócios, um dos maiores empecilhos ao melhor aproveitamento das informações adquiridas é a forma como elas são dispostas. É preciso muito cuidado ao apresentar os dados para não poluir a visualização e evitar erros na tomada de decisão.
Grandes planilhas, com números extensos e linhas de grade confundem a visualização. Por isso, nas soluções de BI, o formato largamente utilizado para dispor os dados é a dashboard. Nela, as informações são dispostas de forma clara e seguindo uma linha de raciocínio que acompanha a mente humana. Confira dicas de como construir dashboards claras!
Se você ainda tem alguma dúvida sobre inteligência de negócios, não hesite em entrar em contato conosco!