A palestra “Gestão de Dados: Os impactos para o varejo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” foi parte da programação do painel Tecnologia na tarde do Inova ACATS. Felipe Eberhardt falou sobre a legislação, deu dicas e sugeriu estratégias de como os supermercadistas podem se preparar para quando a LGPD entrar em vigor, em agosto de 2020. O palestrante é CEO da BIX Tecnologia, consultoria de Business Intelligence e Advanced Analytics.
Segundo Eberhardt, a melhor forma de se proteger de possíveis punições decorrentes de descumprimento da LGPD – como multa de 2% em cima do faturamento da empresa – é mitigando riscos. Para isso, deve-se nomear um DPO (Data Protection Officer), profissional que ficará responsável por atender a chamados e solicitações tanto dos titulares dos dados – que são as pessoas a que eles se referem – quanto da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O próximo passo é assumir uma postura transparente quanto ao uso dessas informações, deixando clara a necessidade e finalidade do que é coletado, protegendo-as, e criando um canal de comunicação com o público.
“Tem uma frase que eu gosto: Explorar dados é como achar uma nota de 50 reais no bolso. As empresas já têm muito valor a ser extraído, só não sabem ainda” disse. Ao contrário de algumas instituições e profissionais que se mostram apreensivos quanto ao impacto dessa lei, Eberhardt se mantém positivo em relação aos benefícios para as varejistas. “Uma vez que o consumidor sabe o que a empresa faz com as informações, estabelecendo essa relação transparente, ele se identifica muito mais com ela.”
Os diálogos sobre uma legislação referente ao uso de dados pessoais já começaram no Brasil em 2014, com o Marco Civil da Internet, mas só se intensificaram depois da criação da General Data Protection Regulation (GDPR), lei europeia que rege o tema. Empresas de marketing, tecnologia, big data e redes sociais foram as mais impactadas e punidas pela legislação de lá. Quanto ao varejo, práticas como telemarketing, e-mails promocionais, vigilância por vídeo e até mesmo programas de fidelidade tiveram que ser remodeladas para se adequar.
“É extremamente importante para o Varejo, entender a legislação e como isso pode ser aplicado ao nosso negócio” disse Wagner Alberto Ferreira, responsável pelo Marketing da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Segundo ele, o varejo supermercadista será especialmente impactado pela LGPD. “É fundamental que a gente tenha essa informação: Como a gente vai tratar os dados, como a gente vai relacionar e garantir a segurança dos dados dos clientes tanto para uso interno quanto para o de nossos parceiros de tecnologia.”
Junto de Eberhardt, também estiveram no Painel Tecnologia: Wellington Machado, CEO da Simplus Tecnologia, Sérgio Kollet, diretor do Instituto de Protesto de SC, e Gérson Schmitt, Presidente do Conselho da Paradigma. Com o lema “O novo olhar do varejo”, o Inova ACATS é um fórum e feira de tecnologia, sustentabilidade e inovação para supermercados. O evento ocorreu no dia 29 de outubro no Centrosul, em Florianópolis.
SOBRE A LGPD
A lei 13.709, que é a LGPD, foi sancionada por Michel Temer em 2018. Ela visa regulamentar o uso, tanto por parte de instituições públicas quanto privadas, de informações pessoais dos cidadãos. Elas são quaisquer dados que possibilitem a identificação de seu dono, como CPF, fotos ou até mesmo cadastro biométrico.
SOBRE A BIX TECNOLOGIA
A BIX Tecnologia é uma consultoria de Business Intelligence (análise de dados para formulação de estratégias) e Advanced Analytics (análise de dados combinada com inteligência artificial para mapeamento de tendências). Fundada em Florianópolis em 2014, já fez mais de 250 projetos e prestou 30.000 horas de consultoria. Para conhecer mais sobre a empresa, entre em contato conosco!