7 conceitos que fazem parte da cultura da BIX Tecnologia

Conteúdos deste artigo:

Este mês, a BIX Tecnologia, em parceria com o NEO Empresarial, esteve presente na UFSC para difundir um pouco dos seus ideais e dialogar com os estudantes. A palestra abordou a história da BIX, aliada à recente ebulição do empreendedorismo jovem em Florianópolis, e mostrou conceitos utilizados na prática pelos fundadores da empresa para resolver problemas do dia-a-dia não só dentro da empresa, como na vida. A maior parte da palestra foi focada em apresentar conceitos que fazem parte da cultura da BIX Tecnologia. Neste post faremos um breve resumo desses conceitos. Confira a seguir!

Conceito #1: Completed Staff Work (CSW)

O Completed Staff Work (Trabalho completo de equipe) é um princípio de gerenciamento fortemente utilizado dentro da BIX.  Seguir esse princípio significa que todo o trabalho deve ser feito de maneira completa – ou seja, sem ficar falando que “falta só…” e sem entregas de baixa qualidade.

Segundo esse princípio, os funcionários devem sempre chegar aos seus superiores com soluções e recomendações, e não com mais dúvidas ou problemas. Isso faz com que o tempo do gerente seja otimizado, além do funcionário se empenhar para trabalhar com mais autonomia e responsabilidade.

Mas como saber se sua entrega é um CSW? Simples: após concluir um projeto, antes de entregá-lo, pergunte-se: eu apostaria minha reputação nisso? Eu aprovaria esse trabalho se fosse o gerente? Com suas respostas você saberá se fez o melhor que pode.

Conceito #2: Comunicação em Pirâmide

O princípio da comunicação em pirâmide busca tornar a comunicação mais clara e eficiente. Ele nos faz passar as mensagens de trás pra frente, ou seja, partindo da conclusão para os fatos.

Seguindo este princípio, você começa sua mensagem com a conclusão para só depois ir argumentando em cima dela. Assim, há uma maior compreensão da mensagem e a comunicação é efetiva.

Conceito #3: How Will You Measure Your Life

“Como você irá avaliar sua vida?” é um artigo publicado pela Harvard Business Review Magazine. O artigo difunde a ideia de que para sua vida valer a pena você deve equilibrar três pilares: família e amigos, qualidade de vida, e não ser preso.

Família, amigos, e qualidade de vida são coisas fáceis de se entender. O terceiro pilar, por sua vez, que a primeira vista pode parecer estranho, diz respeito a fazer coisas que o seu “eu do futuro” irá te agradecer por ter feito. Ou seja, não faça nada que possa vir a te encrencar ou te tirar de um caminho correto. Seja uma pessoa honesta, com princípios e valores.

Esta é uma característica muito presente dentro da cultura da BIX Tecnologia: o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Todos dentro da empresa tem suas responsabilidades e cumprem seus deveres, mas nunca deixando de lado seus hobbies e momentos de descontração. Incentiva-se e respeita-se a qualidade de vida.

Conceito #4: Outsourcing e Automatização

Outsourcing nada mais é do que uma terceirização. E automatização, como o próprio nome já diz, significa automatizar processos para gerar otimização da produção e dos serviços.

Para a BIX, esses são dois conceitos que estão sempre presentes no dia-a-dia da organização. Toda vez que surgir uma atividade que demandará muito tempo e esforço da sua equipe, pese na balança se  não vale a pena terceirizar esse serviço ou encontrar uma forma de automatizar. Isso otimizará o tempo da sua equipe e permitirá que ela foque a energia apenas nas coisas certas.

Conceito #5: Princípio de Paretto

O princípio de Paretto é também conhecido como o princípio 80/20. Este princípio diz que 20% dos nossos esforços geram 80% dos nossos resultados. Isso significa que a maior parte das coisas que fazemos não gera produto nenhum, e que devemos aprender a eliminar as atividades que são desnecessárias.

Um exemplo do princípio de Paretto na prática: vamos supor que você tenha uma grande prova de cálculo amanhã e que a matéria esteja distribuída em 50 páginas de leitura. Vale mais a pena estudar as 50 páginas, ou resolver as questões da prova anterior? Logicamente a resposta é a segunda opção.

Comece a aplicar o princípio 80/20 na sua vida e veja como as coisas se tornam mais simples e eficientes.

Conceito #6: Mentorias fazem parte da cultura da BIX Tecnologia

A BIX acredita fortemente em desenvolver as pessoas. Tenha ao seu lado as pessoas certas, ajude-as a crescer cada vez mais e então o céu será o limite. Por isso, todos dentro da organização possuem um mentor.

Um mentor é aquela pessoa que irá te ajudar a polir suas qualidades, trabalhar em cima dos seus defeitos e estar ao seu lado durante sua jornada de desenvolvimento profissional e pessoal. Na BIX, a dupla mentor e mentorado se reúnem aproximadamente de 2 em 2 meses para avaliar o progresso e estabelecer novas metas.

Escolha alguém em quem você se inspire e peça a essa pessoa para ser seu mentor. O potencial das pessoas pode ser muito melhor explorado quando temos ajuda!

Conceito #7: Hora BIX

Como muitos dos funcionários trabalham remotamente em clientes, não é possível que todos da empresa se encontrem no escritório para trabalhar durante a semana. Pensando nisso e visando unir o time, e aproveitando para gerar mais desenvolvimento para os funcionários no caminho, foi criada a Hora BIX.

A Hora BIX é uma reunião que ocorre uma vez por semana, na sede da empresa, na qual cada semana um colaborador é responsável por apresentar um livro que tenha lido.

A reunião começa com uma sessão de “Up’s and Down’s” – uma dinâmica na qual cada funcionário compartilha com a equipe uma coisa boa e uma ruim que tenha acontecido na sua semana. Depois, ocorre a apresentação do livro e, se sobrar tempo, outros funcionários também podem apresentar artigos, vídeos, ou qualquer coisa que ache interessante compartilhar com a equipe.

O objetivo da Hora BIX é criar a cultura da BIX Tecnologia, reunir a equipe, compartilhar conhecimento e motivar todos à leitura.

E você? Quais hábitos e conceitos são utilizados na sua empresa? Compartilhe conosco! E, se precisar de ajuda, entre em contato conosco.