Muito se fala em Inteligência Artificial (IA) e no impacto que ela tem provocado na economia. Não há dúvidas de que a IA está mudando a forma como produzimos, mas pode ser difícil de imaginar aplicações de IA em larga escala, para transformar verdadeiramente os negócios. Se, quando você pensa em IA empresarial ou IA corporativa, vê apenas ferramentas de geração de texto e imagem sendo usadas esporadicamente, está na hora de conhecer novas possibilidades.
Não se trata de usar ferramentas que já existem e são populares no mercado, ainda que sejam versáteis. Grandes empresas apostam em soluções customizadas de Inteligência Artificial, com fins específicos. Essas tecnologias podem ser muito diferentes uma da outra, uma vez que se adaptam a seus contextos, mas, no geral, tornam os processos mais eficientes e aumentam a receita de forma significativa.
Neste artigo, conheça exemplos de aplicações de IA nos negócios e entenda como essa tendência se manifesta nos diferentes setores da economia.
Inteligência Artificial nos negócios
Empresas de todo mundo tem explorado, e muito, a Inteligência Artificial. Há expectativa de que a IA Generativa continue a gerar valor nos próximos anos através de ganhos de produtividade, mas outras tecnologias inovadoras, como Visão Computacional, também têm ganhado espaço no mercado. E ainda nem sabemos o que pode vir pela frente!
Com essas ferramentas à disposição, a rotina de trabalho e a vida profissional também mudam. As profissões se tornam mais especializadas e a economia, como um todo, mais baseada em conhecimento. Quais são as vantagens disso?
- A IA é capaz de trabalhar ininterruptamente e pode executar tarefas repetitivas com precisão.
- Uma vez que a IA assume essas demandas, a equipe pode se dedicar a tarefas mais complexas, que exigem mais flexibilidade e tato humano.
- Ao combinar a capacidade de uma IA de processar grandes volumes de dados em tempo real com o olhar crítico de um profissional humano, é possível tomar decisões bem informadas e com menos chances de erros, de forma mais rápida e mais barata.
5 aplicações de IA em diferentes setores
O diretor executivo do Instituto de Pesquisa Toyota, Gil Pratt, comparou a nova onda de tecnologias de Inteligência Artificial com a Explosão Cambriana, marco em que diversas formas de vida surgiram e aceleraram o processo de evolução animal há 500 milhões de anos. Sendo assim, a explosão espalhou IA por todos os setores da economia, inclusive o automotivo. Confira 5 exemplos de aplicações de IA a seguir:
Atendimento ao cliente
ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, é um exemplo perfeito de como a IA pode melhorar o atendimento ao cliente. O modelo gera respostas semelhantes às humanas a entradas de texto, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural (NLP).
Chatbots como o ChatGPT são amplamente usados por empresas para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia e lidar com tarefas rotineiras, como agendamento de compromissos e respostas a perguntas frequentes. Dessa forma, as empresas podem reduzir sua carga de trabalho enquanto oferecem um excelente atendimento ao cliente.
Previsão de demanda
A análise preditiva pode ser usada para estimar a procura por cada produto em um dado momento e alocar recursos adequadamente. Um modelo preditivo de Machine Learning pode observar dados históricos de vendas e dados externos, como variações de clima ou tendências econômicas, para prever as necessidades futuras. Se a IA prever uma mudança brusca no tempo, por exemplo, é possível proteger uma plantação com antecedência.
Com essa tecnologia, é possível informar melhor a gestão de estoque e até automatizar o processo por completo. Assim, a empresa evita que haja falta ou excesso de mercadorias e reduz as perdas.
Campanhas inteligentes
Ferramentas de marketing baseadas em IA podem analisar grandes volumes de dados de clientes, identificar padrões e tendências, e fornecer insights que ajudam as empresas a desenvolver campanhas de marketing mais eficazes.
A IA pode analisar preferências e comportamentos dos clientes para criar mensagens de marketing personalizadas que ressoem com o público-alvo, por exemplo. Além disso, a IA pode otimizar campanhas publicitárias ajustando automaticamente a colocação de anúncios, o direcionamento e as mensagens com base em métricas de desempenho, como taxas de cliques e conversões.
Isso ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que aumentam seu alcance junto aos clientes.
Controle de qualidade
Apesar de já existirem tecnologias avançadas de controle de qualidade com raio-X, luz infravermelha e outros, ainda é comum que esses processos precisem de inspeções manuais. Com Inteligência Artificial, elas deixam de ser necessárias e dão lugar a análises contínuas, além de mais rígidas e mais confiáveis.
A IA examina aspectos como o consumo de energia, o desperdício e o impacto ambiental e assim, otimiza toda a operação.
Análise de tendências
Tendências acontecem em todos os setores, tanto interna quanto externamente. Mas, com a IA, é possível se antecipar e se manter à frente do mercado.
A clínica americana Mayo estruturou um banco de dados e relacionou índices como condições de moradia, poluição, crime e outros para identificar problemas recorrentes de saúde em diferentes comunidades. Assim, se tornou capaz de trabalhar preventivamente e determinar diagnósticos com mais confiança.
Qual é a melhor solução de IA para o seu negócio?
Agora você já conhece algumas das muitas aplicações de Inteligência Artificial nos negócios, mas é importante entender qual é a melhor opção para você, no seu contexto específico. Não existe um único caminho para começar a aplicar IA nos processos de uma empresa e nem todas as empresas estão preparadas para essa inovação.
É preciso avaliar, primeiramente, se existem desafios que podem ser solucionados por IA. Para responder essa pergunta, é importante considerar o nível de maturidade de dados da sua empresa. Se não existe um processo estruturado de coleta de dados ou os dados são incompletos ou inconsistentes, pode ser o caso de investir em uma solução de Engenharia de Dados.
Havendo maturidade, o próximo passo é compreender melhor cada desafio: qual é o nível de complexidade, quanto tempo e quais recursos estão disponíveis, quais sistemas devem ser integrados. Só então, é a hora de começar a desenvolver uma solução. Uma empresa especializada como a BIX Tecnologia é uma aliada valiosa nesse processo, pois pode mapear as oportunidades, desenvolver soluções personalizadas e prestar suporte contínuo.
Obtenha um diagnóstico hoje e comece a inovar no seu negócio.