Hoje chegamos ao fim da nossa pequena série de posts sobre Big Data e Business Intelligence. No último post, falamos sobre a diferença entre esses conceitos. Hoje, iremos falar sobre o uso em conjunto dessas grandes ferramentas. Confira a seguir!
Big Data e Business Intelligence são coisas diferentes, porém extremamente complementares. Em muitos casos, essas duas ferramentas trabalham em conjunto dentro de uma organização para otimizar o uso dos dados e melhorar as análises.
Como já dissemos nos posts anteriores, o diferencial do Business Intelligence é trabalhar com dados “já prontos”. O BI analisa essas informações rapidamente, de modo que sejam capazes de fornecer tendências, ideias, e diretrizes aos seus gestores. O Big Data, por outro lado, é focado no processamento de dados generalizados para a busca de informações. Seu diferencial é a habilidade de lidar com um grande volume de dados em alta velocidade.
Tendo como base os dados transacionais produzidos pelas operações das organizações, o BI consegue manter o histórico de dados das empresas e proporcionar relatórios, dashboards e gráficos. Já o Big Data é simplesmente o dado – só que o dado com uma extensa diversidade de tipos de dados e fontes e em grande volume.
Os dados são os elementos chave do Business Intelligence. Sendo eles “big” ou não, os dados são sempre a matéria-prima sobre a qual serão criados os dashboards e relatórios de análise. Assim, podemos dizer que o Big Data funciona como um elemento da arquitetura do Business Intelligence.
Por que utilizar Big Data e Business Intelligence juntos?
Devido a sua capacidade de captar informações de fontes de dados não-estruturados, o Big Data consegue atribuir mais valor e assertividade ao Business Intelligence. Por meio da aliança entre coleta de dados de fontes abertas na internet e extração de dados de seus próprios procedimentos internos, há a possibilidade de se criar um sistema de inteligência que consiga apontar o que está acontecendo dentro e fora da empresa, gerando assim relatórios holísticos que consigam avaliar as melhores diretrizes a serem tomadas.
Dessa maneira, é natural que o uso do Big Data esteja se integrando cada vez mais ao uso do Business Intelligence. O uso do Big Data e do BI em conjunto permite que as empresas adquiram maior vantagem competitiva e alcancem resultados mais eficientes. A melhoria do uso de Big Data e BI em conjunto é melhor sentida em empresas data-driven, que fazem uso do Advanced Analytics (utilização dos dados para encontrar padrões, prever e criar cenários).
Uma pesquisa realizada pela CompTIA (Big Data Insights and Opportunities), nos EUA, mostrou que 60% das empresas são dependentes dos dados para tomar decisões de mercado. Além disso, o estudo também aponta que 72% das empresas que passaram a utilizar ferramentas como Big Data e BI acharam que os resultados superaram suas expectativas.
Esse é um cenário que tende a crescer cada vez mais. Se sua empresa quiser se manter à frente da concorrência, é indispensável se aliar a essas ferramentas de análise. Conte conosco para te ajudar!
Entre em contato conosco para mais informações!