A Noite dos Dados voltou a Blumenau neste mês de maio e, mais uma vez, reuniu a comunidade da região, sempre com o objetivo de fortalecer a cultura data driven em empresas de todos os setores. Ainda em 2023, o evento está programado para acontecer também em Joinville e Florianópolis.
A mentalidade data driven ou orientada por dados se tornou pauta urgente nos últimos anos, com o aumento exponencial do volume de dados nas empresas. Hoje, é fundamental pensar em temas como Inteligência Artificial e Análise de Dados em toda a cadeira produtiva.
O que é a Noite dos Dados?
O mercado de dados tem crescido rapidamente no Brasil. Com o avanço das tecnologias, profissionais especializados, como cientistas e engenheiros de dados, isso têm se tornado cada vez mais necessários. Um estudo mostra que o setor ainda pode ter uma taxa de crescimento anual composta de 27,7% até 2026.
Nesse contexto, o Pólo de Tecnologia da Informação de Santa Catarina, formado pelas cidades de Blumenau, Joinville e Florianópolis, se destaca no país. Ele compreende 1,4 mil empresas, às quais estão associados mais de 14 mil empregos diretos. É um excelente ponto de partida para a Noite dos Dados!
A Noite nasceu em 2022, com o propósito de celebrar a cultura de dados e fomentá-la dentro dos ecossistemas de tecnologia. O Head of Marketing da BIX Tecnologia, Luiz Gabriel Braun, descreve esse evento como o “momento em que alguém encontra um case de uma outra empresa, vê que isso pode ser aplicado na sua, vê como um colega passou por certos desafios”. Isto é, uma grande oportunidade de troca de conhecimento. A primeira edição aconteceu no Centro de Inovação de Blumenau e teve convidados da Ambev Tech e da Senior Sistemas. O evento foi um sucesso e abriu os caminhos para novos encontros.
Como foi a última Noite dos Dados Blumenau
A Ambev Tech apoiou a Noite dos Dados Blumenau no último dia 24, bem como na sua primeira edição, no ano passado – uma parceria que deixa a BIX Tecnologia muito orgulhosa!
O hub de tecnologia da Ambev reconhece a importância dos dados e trata o tema com leveza e valor necessários, o que ficou claro no seu vídeo de abertura, o qual deu início aos conteúdos da Noite dos Dados.
Se você é apaixonado por tecnologia e cerveja, precisa conhecer o trabalho da Ambev Tech. Veja mais sobre a empresa e confira também o portal de vagas – quem sabe, esse pode ser o novo passo que você busca na sua jornada e a gente não se vê na próxima Noite dos Dados Blumenau?
Logo em seguida, Tadeu Matos, Business Development Manager da Unifique – que também apoiou a Noite dos Dados –, subiu ao palco. A Unifique é um nome de peso na região, com um portfólio completo na área de telecomunicação, além de soluções de Cloud e Datacenter. A empresa surgiu em 1997 e passou por uma transformação digital que a levou da rede discada para a 5G e a Internet das Coisas (IoT).
Após isso, o consultor OPAS/OMS Thiago Batista falou sobre a importância de Business Intelligence para as empresas. A chamada Inteligência de Negócios dá uma vantagem competitiva, uma vez que informa a tomada de decisão e aumenta a eficiência operacional, dentre outros benefícios. Na sua fala, Batista detalhou os processos de BI, notando como a Ciência e a Engenharia de Dados também estão vinculadas.
Depois dele, Rafael Meurer, co-fundador da Mahr, levantou a questão cultural. Meurer começou sua apresentação definindo cultura de dados como “aquilo que as pessoas estão analisando quando ninguém está cobrando”. A partir disso, olhou para os setores de Marketing, Vendas, Jurídico, mas focou a sua fala na área dos Recursos Humanos. Afinal, o uso de Data Analytics para esse setor, o que chamamos de People Analytics, é uma das mais eficientes aplicações do conhecimento analítico.
A noite se encerrou com Lucas Röper, coordenador de Data Science da Unifique, que começou a sua fala refletindo sobre o que faz o sucesso dos projetos de dados. Röper apontou que “nem sempre é ganhar mais, mas talvez reduzir custos, encontrar gaps em processos…”. A métrica mais importante e comum a todos esses exemplos é, claro, o Retorno sobre Investimento (ROI).
Röper finalizou mostrando como se dá a arquitetura de ferramentas de dados usada pelo time da Unifique, oque foi muito importante para os presentes entenderem como se dá toda a jornada analítica. Os presentes viram soluções de ponta, suas utilidades e como elas se conectam.
Depois das palestras, os participantes puderam aproveitar um grande Happy Hour, com finger food, cerveja e sorteio de brindes da BIX e da Unifique. O clima de descontração favoreceu um bom networking.
Próximas Noites dos Dados
A proposta, este ano, é fazer um roadshow, com passagem também em Joinville e Florianópolis. Segundo Braun, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento tecnológico dessas regiões e conectá-las uma com a outra. “Nós acreditamos que, quanto mais os dados forem usados, mais poderoso ficará todo o ecossistema”, diz.
A programação completa da Noite dos Dados de Joinville será anunciada nos próximos dias nas redes sociais da BIX Tecnologia. Inscreva-se e receba as notícias em primeira mão: https://bit.ly/DadosJoinville