BIX Tecnologia

Maturidade de Dados: saiba onde você está e qual o próximo passo

4 min de leitura
Maturidade de Dados: saiba onde você está e qual o próximo passo

Tire o seu projeto do papel

Compartilhar

De acordo com a McKinsey Global Institute, empresas data-driven são 23 vezes mais propensas a conseguir clientes e possuem 6 vezes mais chance de reter esses clientes, além de ser 19 vezes mais lucrativas.

Hoje em dia as chamadas empresas data-driven estão em alta. Mas essas empresas não surgiram do nada: várias etapas foram realizadas para que a maturidade de dados máxima fosse alcançada. Quer saber quais são essas etapas principais e qual o próximo passo para cada uma delas? Continue lendo!

Basicamente existem 4 etapas principais na qual uma empresa pode se localizar quando o assunto é maturidade de dados. Continue a leitura!

1ª ETAPA: DADOS

Essa é a fase mais bagunçada e imatura da inteligência de dados. Nesta etapa, provavelmente os dados que você utiliza diariamente estão espalhados em diversas planilhas de Excel.

É provável que os dados sejam provenientes de múltiplas fontes desintegradas, e que os valores entre as planilhas divirjam. Também é muito provável que o tempo para geração de relatórios e análises seja demasiadamente demorado, gerando tomadas de decisões pouco assertivas e fora do timing correto. De forma simples, caos é a palavra que melhor define esse estágio.

Caso esse quadro seja o que melhor ilustra a situação do seu negócio e você queira avançar de estágio, o recomendado é implementar um Data Warehouse (DW). O DW é o local onde ficarão armazenadas as informações de toda a empresa, vindas de diferentes setores e se correlacionando sempre que possível.

2ª ETAPA: INFORMAÇÕES

Nesta fase estão as empresas que já possuem um Data Warehouse. Se esse é o seu caso, significa que você não possui mais somente dados “jogados ao vento”, mas sim informações.

Graças ao DW, as informações nesse estágio se apresentam de forma unificada e há consistência entre as informações de diferentes áreas da empresa. No entanto, ainda leva-se muito tempo para construir relatórios e extrair o máximo valor das informações dos dados. O processo continua engessado, quase sempre dependente da TI, e prejudicando a autonomia dos gerentes.

Por isso, para sair desse nível e avançar na cultura de dados recomenda-se a implementação de uma solução de BI (Business Intelligence). Para saber se sua empresa realmente precisa de uma ferramenta de BI, responda essas perguntas.

3ª ETAPA: SOLUÇÃO DE BI IMPLANTADA

O terceiro estágio é aquele onde a empresa já implementou a inteligência de negócios. É a ferramenta de BI que vai automatizar o processo de extração de informações.

Com uma plataforma dessas, os usuários ganham autonomia, podendo elaborar relatórios por conta própria, sem a interferência da TI. O acesso às informações também se torna mais fácil e democrático, pois os dados podem ser acessados a qualquer hora e lugar – inclusive por meio de celulares e tablets.

Aqui, problemas como falta de acessibilidade de dados, caos de informações, e demora para elaborar análises e relatórios são cessados. Os gerentes já conseguem obter grandes insights. Porém, o máximo potencial da ferramenta ainda não é utilizado.

O histórico de dados permite uma boa análise do passado e do presente, mas não consegue ajudar muito na previsão do que está por vir.  Para realizar essa análise e extrair o máximo valor das informações, recomenda-se o uso de Advanced Analytics.

4ª ETAPA: ADVANCED ANALYTICS

Este é o último nível da maturidade de dados. Aqui a organização consegue obter insights que vão além daqueles tradicionais do BI, podendo prever comportamentos futuros e agir antecipadamente.

Normalmente aqui está inserido o uso de tecnologias como machine learning, big data, e inteligência artificial (IA). Os níveis de conhecimento que podem ser alcançados nesse estágio é ilimitado, pois além dessas tecnologias já citadas, diversas outras ferramentas são criadas constantemente, dando sempre a chance de se aprimorar os insights gerados. O mercado está em constante expansão.

Chegar nesse estágio de maturidade pode parecer tentador e às vezes até impossível. Mas se você ainda não chegou aqui, não se desespere e nem pule etapas: uma boa cultura de dados é aquela que é criada com atenção e sem pressa. E nós estamos aqui para te ajudar no que for preciso!

Quer agilidade na entrega de software na sua empresa?

Saiba como podemos resolver isso.

Fale com nossos especialistas

Receba uma proposta sem compromisso.

Time BIX