Que o Business Intelligence (BI) faz a diferença na gestão da sua empresa você já sabia, o que você talvez ainda se pergunte é: em quais áreas usar Business Intelligence? Em quais áreas o BI é útil?
A resposta para essa pergunta é simples, em TODAS as áreas. Não ficou convencido? Aqui te mostramos apenas algumas das soluções para as áreas de Comercial, Gestão de Pessoas, Marketing, Financeiro, Produção, Logística e TI.
Comercial
Utilizando o Business Intelligence no Comercial você passa a ter um poder de análise incrível. Através da integração de mapas e dados externos é possível identificar o potencial de cada região, descobrindo oportunidades de negócio que antes não poderiam ser apontadas.
O gestor também será capaz de comparar resultados entre vendedores, clientes, produtos, lojas, etc, verificando o quanto esses influenciaram para o faturamento da empresa. Pode também ser feita uma análise de toda a evolução das vendas selecionando o período que você desejar ou até mesmo uma análise diária dos resultados da sua equipe. Tudo isso em uma só ferramenta.
Gestão de pessoas
Com o uso do Business Intelligence na área de Gestão de Pessoas o controle de turnover fica muito mais simples, você pode até mesmo fazer análises históricas, comparando rapidamente o índice atual com os índices passados.
Todo o gasto com a folha, bem como o controle de horas extra e banco de horas poderá ser feito através de uma solução como o Qlik Sense ou o QlikView. Todas as informações em um só lugar e com poucos cliques.
Além disso, se sua empresa usa da meritocracia ou pretende implementá-la ficará muito mais fácil gerí-la. Nossas soluções de BI permitem um acompanhamento praticamente em tempo real das metas, sejam elas individuais ou globais, e tudo isso de forma visual.
Marketing
Todo o acompanhamento da carteira de clientes pode ser feito utilizando uma plataforma de BI, o crescimento da carteira de clientes pode ser analisado por região, por loja, ou como você preferir. Isso lhe dá uma ótima base para trabalhar em estratégias nas regiões de menor crescimento, por exemplo. Indicadores de fidelidade e satisfação também podem ser integrados à plataforma.
Se sua empresa possui um sistema de pontos para os seus clientes, ou pretende utilizar, todo o gerenciamento do mesmo pode ser feito através da solução de BI, fazendo inclusive a manutenção das categorias a que os mesmos pertencem.
Financeiro
As possibilidades do uso do BI na Área Financeira são infinitas. Você será capaz de acompanhar todo o fluxo de caixa com facilidade, podendo filtrar gastos de determinada área, de um mês específico ou com o filtro que mais se adequar às suas necessidades. As metas referentes ao controle de custos também poderão ser acompanhadas.
Nesta mesma plataforma pode ser feito o controle de lucratividade, permitindo que você tenha em mãos a lucratividade real de cada produto.
Outra questão importante que pode ser levantada é o ponto de equilíbrio. Muitas empresas possuem uma vaga noção desse indicador pois o cálculo do mesmo requerer diversas informações, todo esse processo fica muito simples se usarmos uma solução como o QlikView ou o Qlik Sense.
Produção
Todos os indicadores podem ser acompanhados facilmente e de forma visual. Indicadores de qualidade, por exemplo, passam a ser calculados automaticamente.
Todo o controle de estoque pode ser feito em um só local, você passa a ter um conhecimento muito mais preciso sobre o mesmo.
A previsão da produção, tarefa desafiadora para a área, pode ser calculada por meio do BI. O acompanhamento de dados históricos de produção é feito com simples seleções, filtrando o período, produto, etc, que você deseja.
Logística
Na área de Logística o Business Intelligence lhe auxilia no cálculo do custo de devolução das mercadorias, na medição dos custos logísticos e muitas outras mensurações.
Destacamos que os cálculos só precisam ser programados uma vez, depois disso a plataforma os faz automaticamente com o período que for selecionado, sem interferência de erros humanos.
Além disso você pode verificar visualmente a taxa de entregas feitas dentro do prazo estabelecido e todo o acompanhamento das metas.
TI
Com o Business Intelligence você integra em um só local todas as informações sobre chamados, como por exemplo a quantidade de chamados em aberto, podendo filtrar por cliente ou até mesmo por técnico, dependendo da realidade da sua empresa. Fica então visível onde está concentrada a maior ocorrência de problemas.
Outra questão que a TI passa a ter controle é quanto a quantidade de acessos que a ferramenta de BI está tendo diariamente, semanalmente, etc. Se a utilização está baixa pode ser criado um plano de ação para que essa situação seja revertida.
Sua área não foi contemplada no post? Deixe seu comentário e nós atualizaremos nosso material.
Gostaria de conversar com nossa equipe para saber mais detalhes sobre quais áreas usar Business Intelligence? Entre em contato conosco!