Quando o assunto é Business Intelligence, menos é mais – e isso se aplica ao dashboard do comercial. Para que a equipe comercial tome decisões de forma rápida e assertiva é necessário que as informações e indicadores sejam claramente apresentados. Aqui, deixamos dicas essenciais para o Dashboard do comercial e exemplos de projetos que nossa equipe desenvolve.
#1. Filtros para selecionar períodos
Filtros podem ser adicionados para que você possa selecionar o intervalo de tempo que deseja focar suas análises, mostrando apenas as suas informações. Isso é útil se você precisar analisar o mesmo período do ano passado, ou de outros anos.
#2. Timeline de Vendas
Uma timeline é essencial para visualizar o panorama geral das vendas. Você pode fazê-la com dados mensais, semanais ou diários, dependendo das suas necessidades e do fluxo de vendas da sua empresa. Com o QlikView você pode fazer essas seleções facilmente. Por exemplo, clicando na barra do gráfico do mês de setembro aparecerão os dados das semanas desse respectivo mês, e clicando na semana aparecerão os dados diários de vendas daquela semana.
#3. Linha de Metas
Como falamos, é importante que com um rápido olhar o gestor saiba do andamento do cumprimento de metas e demais informações importantes para ele. Adicionar uma linha que represente as metas, como na figura abaixo, é uma ótima maneira de tornar isso possível.
#4. Indicadores
O uso das cores é muito importante, com elas você consegue saber facilmente se a meta foi ou não atingida. Adicionar legenda para essas cores pode ser interessante para que todos saibam o que elas representam, não deixando margem para outras interpretações.
Ainda sobre indicadores, você pode se perguntar: Quantos expor na página inicial? Normalmente deve-se focar nos quatro indicadores principais e revisá-los anualmente. Os demais devem ficar em segundo plano.
Mais uma pergunta frequente: Quais os melhores indicadores?
Depende do timing do negócio. No inicio das operações se expande a carteira, então coloque isso em evidência. Em negócios maduros o foco muda para acompanhamento de relacionamento com cliente, mix de vendas, eficiência da equipe de vendas, etc. O Dashboard deve acompanhar essas mudanças.
Rentabilize suas operações, é preciso agir sobre a margem e o lucro. As melhores oportunidades podem ser identificadas através de indicadores como “Ticket Médio”, “Mix de Venda”, “% Margem” em comparação com Receita e Volume de vendas. Essa análise deve ser feita tanto para Clientes, Vendedores, Região e Produtos, dessa forma é possível maximizar oportunidades em todos.
#5. Top Vendedores
Uma boa dica é adicionar uma tabela com os top vendedores do mês ou ordená-los por ordem de atingimento de meta. Fica visível quais vendedores você pode recompensar e quais você precisa cobrar melhores resultados.
#6. Top Clientes
Da mesma forma, dependendo da lógica de vendas da sua empresa, pode ser destacado os tops clientes do mês. Estratégias podem ser criadas para que eles simpatizem ainda mais com a sua marca, enviando brindes, cupons, etc.
#7. Itens mais vendidos
Saber quais itens estão sendo mais e menos vendidos é um insumo que ajuda na tomada de decisões e precisa estar no dashboard do Comercial. Pode ser analisado se as estratégias de vendas dos produtos com mais saída podem ser aplicadas nos demais artigos.
O que mais precisa estar no dashboard do Comercial
- Exponha o que é realmente importante, nada de poluir o Dashboard com todas as informações possíveis;
- Alinhe gráficos e demais informações de forma lógica e dê destaque para as mais importantes;
- Coloque TVs de gestão à vista para promover a cultura de metas e incentivar as pessoas para o atingimento das metas da organização;
- Implante rotinas de discussão dos indicadores para corrigir possíveis desvios no planejamento de forma rápida;
- Envie relatórios de atingimento de metas para os interessados. O NPrinting faz isso automaticamente na data e horário que você programar, confira aqui.
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