Descubra 4 formas de otimizar a tomada de decisão do seu negócio

Conteúdos deste artigo:

Decidir não é uma tarefa fácil. Quando se tem um negócio então, o peso da tomada de decisão parece ficar ainda maior. Custos, força de trabalho, tempo, dinâmica do mercado, ação da concorrência… São muitos os fatores que devem ser levados em consideração pelo ator decisório e as chances de algum detalhe ficar para trás são altas.

Mas não se desespere: existem diversas ferramentas que servem para auxiliar nesse processo e otimizar a tomada de decisão do seu negócio.

A seguir, explicaremos melhor os níveis de decisão que uma empresa possui. Confira!

Tipos de tomada de decisão empresariais

Em um negócio, seja ele grande ou pequeno, existem 3 categorias decisórias que se complementam para atingir um determinado objetivo.

Essas categorias passam por todas as hierarquias de funcionamento do negócio. São elas:

#1 Estratégica

As decisões nesse nível dizem respeito ao planejamento estratégico definido pela diretoria da empresa, onde são definidas questões como: visão e missão empresarial e objetivos gerais e de longo prazo. São planos mais genéricos.

#2 Gerencial/Tática

As decisões táticas ficam nas mãos da gerência e coordenação da empresa a nível departamental. Elas incluem objetivos de médio prazo e definição das principais ações por departamento.

#3 Operacional

 As decisões operacionais dizem respeito à execução do planejamento definido pela diretoria e pela gerência. Os atores que estão a frente das operações são diretamente responsáveis por decisões como: divisão de tarefas rotineiras e objetivos de curto prazo.

Agora que entendemos melhor os níveis de decisões dentro de uma organização, fica claro que as decisões, no fim, dependem de diversos atores. Por isso, é preciso contar com ferramentas que auxiliem e padronizem a tomada de decisão empresarial. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!