O que levar em consideração na hora de escolher um software de BI?

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Após decidir adotar uma estratégia de Business Intelligence em sua empresa, é possível que você se perca com a quantidade de ferramentas disponíveis no mercado. A questão então passa a ser a seguinte: como escolher um software de BI?

Continue lendo e descubra nossas dicas!

O valor que um software de BI pode agregar à sua empresa é enorme. Para encontrar uma ferramenta de BI que seja adequada às suas necessidades e que te traga o valor esperado, separamos aqui 7 elementos que devem ser levados em consideração:

software de BI

1. Facilidade de Uso

Uma boa solução de BI é aquela que reduz o tempo de aprendizado dos seus colaboradores por possuir uma interface amigável e intuitiva. Se muitos conhecimentos específicos forem necessários para lidar com a ferramenta, o uso pleno da mesma será comprometido.

A melhor decisão é encontrar ferramentas que sejam enxutas, mas que atendam todas as suas necessidades. Ao buscar essa ferramenta, é recomendável conversar com os fornecedores e compreender como será o processo de implantação. Uma dica nesse sentido é solicitar aos fornecedores cases de clientes para tentar entender melhor os detalhes e funcionalidades do software em questão.

2. Formatação de Dados

Ao buscar uma boa solução de BI, mantenha sempre a seguinte pergunta em mente: “como os dados são mostrados na ferramenta?”

Os melhores softwares de business intelligence possuem possibilidades de modelagem de dados variadas, como planilhas, tabelas, gráficos, infográficos, comparativos, etc. Dessa maneira você consegue adaptar suas necessidades ao melhor ângulo de visualização possível e otimizar seus processos de tomada de decisão.

3. Usabilidade e Personalização

Ao procurar uma bom software de BI, nunca se esqueça de checar a facilidade da  ferramenta em realizar customizações. É importante que você tenha capacidade de personalizar suas análises de forma rápida e simples, sem precisar contar com o apoio de um especialista em TI. Do contrário, a solução perderá sua essência de resolução de problemas e se tornará um problema em si.

Cheque também se a solução em questão possui design responsivo, isso é, se consegue se adaptar a diversas telas e dispositivos. Esse fator é de extrema importância nos dias atuais, nos quais os colaboradores da empresa estão sempre em movimento e conectados ao celular. Ao conversar com os fornecedores, peça para testar a ferramenta em um smartphone ou tablet para verificar esse quesito.

4. Segurança

Como os dados da sua empresa são valiosos e estratégicos, é importante que eles sejam mantidos em segurança. Ao considerar uma solução de BI, analise como suas informações serão armazenadas e de que forma serão acessadas: remotamente, na nuvem ou localmente. Cada tipo de acesso implica premissas de segurança diferentes.

Saber exatamente se uma ferramenta é segura ou não é complicado, mas uma dica é conversar com outros usuários e fazer pesquisas sobre casos de vulnerabilidade que talvez já tenham ocorrido.

5. Suporte

Por mais que seja importante que a ferramenta de BI tenha facilidade de uso, antes de tomar sua decisão verifique com o fornecedor se a solução oferece suporte para implementação e consultoria ao longo do processo de adaptação da equipe.

Treinamentos precedentes à implantação completa da solução também são uma boa pedida, pois assim os colaboradores se sentirão mais confiantes para usar a ferramenta. Isso tornará sua empresa apta para tirar o máximo proveito que uma solução de BI pode proporcionar.

6. Quadrante Mágico da Gartner

A Gartner é uma empresa que desenvolve tecnologias ligadas à introspecção para seus clientes tomarem as melhores decisões. Com isso em mente a organização desenvolveu o seu quadrante mágico.

O quadrante representa graficamente o mercado tecnológico por um determinado período (normalmente anual) e define as principais forças dentro de um segmento empresarial, destacando as qualidades e eventuais falhas das empresas mais relevantes daquele determinado segmento. A análise do quadrante vale a pena pois ele é feito de maneira neutra, sem endossar determinada empresa ou serviço.

7. BI Survey

Para saber se um produto ou serviço é realmente bom ou não, nada melhor do que contar com a opinião de seus usuários, não é mesmo? É com esse intuito que, no âmbito do Business Intelligence, nasceu a BI Survey da BARC (Business Application Research Center). Na pesquisa de 2017, a Qlik obteve destaque entre os usuários.

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