Descobrir o que está por vir nunca foi tão possível como hoje em dia! Com a análise preditiva, sua organização pode não apenas entender o presente, como também prever tendências e comportamentos futuros. Essa ferramenta, que combina dados, estatísticas e aprendizado de máquina – o famoso machine learning –, auxilia na orientação de decisões estratégicas: desde otimizar operações até personalizar ofertas de serviços.
A verdade é que, com a transformação digital, houve a ampliação de acessibilidade e aplicação da análise preditiva. Com isso, torna-se mais fácil e alcançável o que antes parecia imprevisível e impossível. Continue a leitura para entender o que é a análise preditiva, por que ela é tão poderosa e como e onde usá-la!
O que é e qual o objetivo da análise preditiva?
O começo deste artigo já deu um spoiler, mas nós explicamos: realizar uma análise preditiva, como o próprio nome indica, nada mais é do que fazer previsões. Basicamente, quando conseguimos ler os acontecimentos passados de forma clara, torna-se possível realizar previsões para o futuro.
Entrando um pouco mais a fundo no assunto, a análise preditiva combina dados históricos, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para prever eventos futuros. Desse modo, é possível obter uma base sólida para tomar decisões estratégicas, permitindo que as organizações antecipem cenários, avaliem probabilidades e respondam prontamente às dinâmicas do mercado – que, sabemos, vive em constante evolução e mudança.
Uma vez que geramos grandes quantidades de dados, os esforços humanos não bastam para analisar essas informações: é necessário contar com ajuda da tecnologia. É por isso que a análise preditiva consiste em associar esse grande volume de informações que geramos diariamente com ferramentas como a mineração de dados e a Inteligência Artificial, por exemplo.
Por meio dessa estratégia, empresas de diversos setores podem obter insights poderosos sobre indicadores como o comportamento do cliente, tendências do mercado e riscos emergentes – falaremos mais sobre aplicações nos diferentes setores econômicos ainda neste artigo!
Ou seja, com a análise preditiva, é possível não apenas otimizar processos e personalizar serviços, mas também reforçar o planejamento estratégico com previsões mais certeiras. Ou seja, podemos dizer que esse tipo de análise é quase como a bola de cristal que faltava para o sucesso do seu negócio.
Observe que falamos quase. Precisamos deixar uma coisa bem clara: obviamente, prever absolutamente todas as ações futurísticas é impossível. Mas, quando a ação é repetitiva e obedece certos padrões, é possível prever outras eventuais ações. O avanço tecnológico tem tornado essa prática cada vez mais precisa e segura.
Como a análise preditiva funciona?
Existem dois tipos de modelos preditivos: os supervisionados e os não supervisionados. Cada um deles funciona de acordo com metodologias específicas para tratar e interpretar os dados:
No entanto, para que a análise preditiva seja eficiente, é fundamental contar com dados de alta qualidade. Eles devem estar completos, precisos e livres de erros para fornecer previsões confiáveis e úteis.
Saiba mais sobre os modelos supervisionados e não supervisionados:
Modelos supervisionados
Aqui, o processo envolve a identificação de padrões e relações preexistentes nos dados. Desse modo, eles são utilizados para prever comportamentos ou resultados futuros. Os modelos supervisionados requerem uma taxa de acerto elevada para a sua validação, após a qual é aplicado aos demais dados para realizar previsões.
Um bom exemplo de uso dos modelos supervisionados é a identificação de clientes com alta probabilidade de cancelar serviços ou compras. Ao reconhecer esses padrões, é possível desenvolver estratégias de Customer Success mais direcionadas e eficazes, o que auxilia a reduzir o churn.
Modelos não supervisionados
Utiliza-se esse tipo de modelo para explorar dados sem um objetivo específico, de modo que procura identificar estruturas ocultas ou correlações que possam identificar tendências ou comportamentos recorrentes.
Confira um Q&A que realizamos no nosso canal do YouTube sobre Análises Preditivas e Prescritivas!
Como aplicar análise preditiva ao seu negócio
Já ficou bem claro que a análise preditiva permite identificar tendências, prever comportamentos e promover a tomada de decisão baseada em dados confiáveis. Ou seja, há um potencial enorme dentro desse tipo de análise. Cabe a você decidir onde seria melhor aproveitado.
Confira algumas ideias de como você pode aproveitar todo o poder da análise preditiva em determinadas áreas da sua organização:
Análise preditiva em Recursos Humanos
- Prever faltas de funcionários;
- Medir o turnover e rotatividade futuros;
- Rastrear habilidades que corram o risco de perda;
- Antecipar demissões e agilizar substituições.
Análises no setor de Marketing
- Identificar o público alvo para um novo produto;
- Rastrear momentos oportunos para enviar seus melhores e-mails aos seus melhores públicos;
- Identificar ações dos usuários de seu site e direcioná-las.
Aplicações de análise preditiva no Comercial e Varejo
- Prever a demanda por um produto ou serviço;
- Planejar eventos promocionais oportunos para os potenciais clientes;
- Determinar quais produtos devem ou não ser estocados;
- Desenvolver estratégias de fidelidade;
- Identificar oportunidades para ampliar as vendas.
Análises preditivas na Indústria
- Previsão de falhas em máquinas;
- Antecipar necessidades de manutenção dos equipamentos;
- Reduzir riscos à segurança dos operários;
- Identificar oportunidades de melhoria em produtividade.
Previsões no setor de Logística
- Prever faltas de estoque;
- Identificar oportunidades de melhoria de estoque;
- Identificar oportunidades de otimização de operações;
- Antecipar e otimizar operações de demanda.
Análises preditivas no Mercado Financeiro
- Identificar os melhores momentos para investimento;
- Identificar momentos oportunos de corte de gastos;
- Maior controle sobre a gestão do capital da empresa;
- Identificar recursos ociosos ou mal aproveitados.
Adote a análise preditiva no seu negócio com a BIX Tecnologia e garanta vantagem competitiva!
A análise preditiva foca nos eventos que podem acontecer no futuro. E é por isso que muitas organizações estão adotando essa estratégia para definir seus próximos passos. Portanto, se você deseja evitar futuros riscos, identificar oportunidades e tomar as melhores decisões para o seu negócio, essa é uma estratégia com a qual você precisa contar! E a BIX Tecnologia é a sua parceira ideal para a adoção dessa tecnologia.
E aí, está pronto para implantar os dados em suas estratégias? Clique no banner abaixo para entrar em contato conosco e saber mais sobre como podemos ajudá-lo!