Data Science e Machine Learning no Qlik Sense

Um dos mais importantes resultados trazidos pela revolução digital é o uso inteligente e estratégico dos dados na conquista de resultados melhores e descoberta de fatores que ajudem um mercado a se desenvolver. Neste contexto, o Qlik Sense é uma ferramenta única e muito completa para se aplicar a Data Science. 

 

É de vital importância, para um profissional de dados, saber como unir os dois na hora de desenvolver análises e extrair resultados. O analista que possuir essa competência em seu currículo torna-se muito desejado pelo mercado.

 

 

DATA SCIENCE NO QLIK SENSE: SOBRE CIÊNCIA DE DADOS

Antes de se falar sobre Data Science no Qlik Sense, é preciso compreender que, durante muito tempo, a Análise de Dados se baseou quase que completamente na visão descritiva das informações. Afinal, com este conhecimento, é possível resolver problemas, melhorar processos e compreender em profundidade o panorama de uma empresa no mercado. Agora, no entanto, a chegada de novas tecnologias de hardware e software permitem que seja dado um passo além.

 

Entre as novas tecnologias envolvidas está a Inteligência Artificial, que nada mais é do que o uso da computação para criar máquinas que executem tarefas que antes dependiam da inteligência humana. Aliada a ela, está o Machine Learning, que usa de dados para “ensinar” essas IA a identificarem padrões ou realizarem previsões.

 

Essas previsões marcam o que há de mais interessante no uso da Ciência de Dados no mercado. As análises desenvolvidas podem ser:

 

Preditiva: Usa a estatística para mapear cenários futuros. Com esse tipo de análise é que se consegue confirmar hipóteses ou responder a perguntas complexas que dependem de diversas variáveis. 

 

Prescritiva: Fornece alternativas e ações a serem tomadas em cenários futuros para que sejam alcançados os resultados desejados.

 

O uso e as possibilidades de aplicação destas análises e tecnologias podem parecer um pouco abstratas num primeiro momento, mas são de grande importância no planejamento estratégico de uma empresa no cenário moderno.

 

Alguns dos cases mais interessantes são:

 

  • Planejamento Estratégico e Previsão de Demanda
  • Recomendação de itens
  • Segmentação de público
  • Prevenção de Churn e Turnover
  • Manutenção de equipamentos
  • Prevenção de fraude

 

SOBRE O QLIK SENSE

Fundada na Suécia em 1993, a Qlik é uma empresa de softwares líder em produtos voltados para Business Intelligence e Visualização de Dados. O seu principal produto no momento é o Qlik Sense, que permite a associação de dados de diferentes fontes, configurando completamente as visualizações e levando a uma jornada individual de descoberta através de dados. É a mais completa ferramenta do mercado e está no quadrante mágico da Gartner.

 

Aprofundando mais as funcionalidades do Qlik Sense, vê-se que ele permite a associação e conexão de arquivos de diferentes formatos e bases, incluindo tabelas de Big Data. É facilmente integrado a linguagem Python ou R, o que permite que as aplicações de Ciência de Dados sejam feitas.

 

Na questão específica do Big Data, já tratamos do tema num webinar. Nele, trouxemos os conceitos básicos e ensinamos como dar início a um processo de análise de dados – coisas como: quais procedimentos prévios tomar, quais dados são corretos, quais linhas seguir… Também mostramos uma aplicação do On-demand App Generation (ODAG) do Qlik Sense.

 

 

SEMPRE SE DESENVOLVENDO

O Qlik Sense está completamente alinhado às mudanças de modelos e novas tecnologias do mercado. Afinal, a capacidade de análise dos dados aumenta e se desenvolve cada vez mais quando empregada com machine learning e inteligência artificial. Essas aplicações apresentam grande poder de escalabilidade e de pulverização, uma vez que podem também envolver muitas pessoas por personalizar a forma de obtenção de conhecimento.

 

O machine learning faz com que a tecnologia evolua sempre e as interações com o usuário se tornem cada vez mais naturais. Isso é alcançado por conta de insights gerados automaticamente ou com uma linguagem conversacional sendo empregada.

 

Em webinar sobre o Qlik Sense, trouxemos os novos recursos de Inteligência Artificial, o motor cognitivo, a inteligência aumentada e integração com R e Python da Qlik. Veja abaixo:

 

 

DATA SCIENCE NO QLIK SENSE: COMECE AGORA

Para preparar profissionais e usuários de Qlik Sense a conseguirem os melhores resultados, a BIX Tecnologia preparou o curso Data Science e Machine Learning com Qlik Sense. Este treinamento ensina sobre Ciência de Dados aplicada a problemas reais com a ferramenta referência no mercado!

 

Na ementa, estão os principais conceitos da Ciência de Dados, do Qlik Sense e do Machine Learning, além de:

  • Métodos Estatísticos
  • Forecasting
  • Clusterização

 

 

Se você quer acessar este conhecimento online, visite a página no Udemy!

 

Mas, se você quiser explorar esse curso de maneira presencial, in company ou num EaD ao vivo, entre em contato conosco. Trabalhamos com todos estes formatos, nos quais adaptamos as ementas para as características da instituição e é possível uma interação muito mais efetiva com a nossa equipe para a conquista de resultados.

 

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *