5 motivos para investir num Treinamento de Qlik Sense

O Qlik Sense é uma das mais importantes ferramentas de Business Intelligence disponíveis. Trata-se de uma abordagem self-service de BI que permite a quem o utiliza desenvolver soluções personalizadas e mais refinadas. Porém, apesar dessas funcionalidades, ainda são poucas as empresas que usufruem de maneira efetiva desta ferramenta.

 

 

Cada vez mais, já é claro que as soluções de Business Intelligence auxiliam uma empresa, em todos os níveis, a conseguir mais resultados e otimizar tempo e recursos. Com várias opções disponíveis de ferramentas e soluções que se propõem a cumprir essas metas, o próprio processo de escolha se faz decisivo.

Só que apenas escolher um software, por exemplo, comprar a licença e fazer a implementação não é suficiente. É necessário ter pessoas capacitadas para trabalhar com ele. Em outras palavras, de nada adianta comprar um carro, mas não ter um motorista habilitado para dirigi-lo.

 

SOBRE A QLIK

A Qlik é uma empresa de softwares que foi fundada na Suécia em 1993. Seus dois principais produtos são o QlikView e o Qlik Sense, voltados para Business Intelligence e Visualização de Dados. Ambos, porém, têm funções diferentes e, em alguns aspectos, complementares.

O QlikView é para quem precisa de BI em tarefas diárias, analisando dados num painel levemente configurável, sendo que a maioria dos dados é “enlatada”. Já o Qlik Sense, por outro lado, permite a associação de dados de diferentes fontes e configurando completamente as visualizações. Isso permite uma jornada individual de descoberta através de dados.

Usando palavras da empresa: QlikView é para análise guiada e o Sense, visualizações self-service.

Apesar de existirem outros softwares da área, como Tableau e Power BI, os produtos da Qlik costumam se mostrar mais eficientes.

 

POR QUE INVESTIR EM TREINAMENTOS DE QLIK SENSE?

Uma empresa que busca ter uma relação mais proveitosa e frutífera com seus dados, se já não tem implementado, ao menos, considera fazer uso do Qlik Sense. Os motivos para tanto são suficientemente claros. Afinal, é uma solução essencial para uma estratégia de Business Intelligence que busca ser bem-sucedida.

 

 

Só que, óbvio, não é algo que funciona instantaneamente. Depende de profissionais para ser executado – assim como colocar uma estratégia de BI em prática.

E os impactos de um procedimento feito de maneira errada por falta de conhecimento ou preparação podem ter consequências muito negativas para uma instituição. Basta, diversas vezes, um passo em falso para comprometer todo um planejamento.

E, por mais que, muitas vezes, seja possível ter acesso a tutoriais on-line de algumas ferramentas ou fóruns para tirar dúvidas, confiar nesses meios, por mais autodidata que seja o perfil de um funcionário ou equipe, é muito arriscado. Contratar treinamentos é uma opção muito mais certeira.

E além do que apenas evitar erros, treinamentos podem trazer muitas outras vantagens para a sua empresa:

 

 

1. Insights mais refinados

O grande objetivo de se colocar um software de Business Intelligence numa empresa é esperar que o investimento retorne como informações que gerem insights corretos e certeiros. Por mais que muitos processos sejam automatizados em instituições que aplicam soluções da área, sempre há espaço para melhorias.

Essas soluções sempre podem ser aprimoradas pelas pessoas que trabalham direta ou indiretamente com as informações. Por exemplo, reconhecer espaços para melhorias são oportunidades de se refinar o trabalho.

Mas para perceber potencial de melhoria, é preciso conhecer a ferramenta e ser capacitado em sua linguagem e técnicas.

 

2. Tomada de Decisão

Não importa o tamanho da empresa ou qual o setor, decisões pequenas ou grandes são parte do dia a dia. Mas “tomar decisões” não é uma competência que aparece em currículos e não há cursos ou faculdades para tanto. Pode parecer, para alguns, que não há como se preparar para fazê-lo com excelência.

Só que para se garantir qualidade em qualquer área ou demanda, é necessário estudo e preparação. E, na tomada de decisões, não é diferente. É uma ação completamente ligada a quantidade e qualidade das informações que se tem disponível.

 

 

Um tomador de decisões que possua uma equipe de fato competente para transformar dados em informações conta com material qualificado e tempo para fazer as ponderações e análises necessárias.

E isso leva, é claro, a decisões precisas.

Mas cursos e treinamentos não se aplicam exclusivamente a quem vá operar o Qlik Sense. É importante ressaltar que há vários materiais disponíveis que debatem a ferramenta tendo em vista o tomador de decisões.

Nesse cenário, um tomador de decisões que tem conhecimento sobre o assunto consegue uma relação e um diálogo mais eficientes com a equipe que lidera, o que leva a resultados ainda melhores.

 

3. Empodera os Funcionários

Mesmo que não seja alguém que tenha a tomada de decisões como algo intrínseco do setor ou cargo/posição, saber como usar as ferramentas e softwares do mercado garante a um profissional, por exemplo, da área de TI, a lidar com dados de maneira mais eficiente.

Um funcionário independente e capacitado é um profissional que consegue entregar um trabalho completo, sem precisar recorrer a outros colegas, superiores ou ajuda externa. Esse trabalho entregue acaba, progressivamente, ficando melhor e com mais tempo sendo otimizado.

Pelo lado do profissional, também há muitas vantagens. Alguém com essa maneira de trabalhar e essa eficiência goza de boa fama no ambiente de trabalho e conta com características invejáveis no mercado de trabalho.

 

 

4. Cultura de Inovação

Um das palavras mais ditas e repetidas hoje – e sempre – é “inovação”. Esse tema, muitas vezes, vem ligado a outros, como Big Data e análise de dados, por exemplo.

Estudar esses assuntos ligados à inovação acaba resultando num profissional com uma maior disposição a buscar soluções novas e criativas. Trata-se, até, de algo quase como uma reação em cadeia.

Há o potencial de se criar toda uma cultura de uma inovação em uma instituição. Pensando no caso de treinamentos e cursos, essas dinâmicas sempre deixam em vários alunos o desejo de aprender mais e continuar se capacitando.

Uma empresa que aposta em inovação e empodera seus funcionários é bem vista pelo mercado, destacando-se da concorrência e aumentando consideravelmente a possibilidade de conquista de clientes e a confiança de parceiros e investidores.

 

5. Diminui custos e aumenta a produtividade

No processo de empoderamento dos funcionários, em que eles começam a desenvolver outras competências e a entregar trabalhos e projetos cada vez mais completos, ganha também a empresa que, ao otimizar tempo e recursos, diminui custos e aumenta a produtividade.

Esse resultado é algo procurado por todas as instituições e qualquer solução que se proponha a tanto não pode ser ignorada. E, com um potencial desses, volta-se ao começo do post. Só é possível garantir essa excelência e aproveitar de fato as ferramentas que forem compradas e autenticadas dando a habilitação necessária.

 

 

Presencialmente ou à distância, a missão da BIX Tecnologia de ajudar empresas e instituições a gerirem melhor tempo e recursos passa pela etapa de oferecer treinamentos e capacitações, levando o conhecimento a diversos lugares. Trabalhamos muito para cumprir essa meta. Afinal, já treinamos mais de 3500 alunos.

Se você deseja participar de um curso presencial ou trazer esses conhecimentos para dentro de sua empresa, entre em contato conosco para ver datas disponíveis e as soluções mais apropriadas. O e-mail é: [email protected] !

E se você prefere aprender à distância, no seu ritmo e maneira, há também o Campus BIX, a nossa plataforma online de EaD que nos dá a liberdade de transmitirmos conhecimento de forma mais personalizada e adaptável. Já contamos com 5 cursos de ferramentas que são líderes de mercado.

 

*****

 

Tem alguma sugestão de curso que poderíamos realizar? Venha conversar com a gente sobre!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *