O que é Governança de Dados e como você pode começar a criá-la

Segundo um artigo da Harvard Business Review, apenas 3% das empresas alcançam níveis de qualidade satisfatórios em governança de dados. Isso é um fato alarmante, devido ao grande impacto que a gestão de dados pode causar na produtividade de uma organização.

Neste post explicaremos o que é a governança de dados, quais os benefícios que ela traz para as empresas e como você pode começar a criá-la em seu negócio. Continue lendo!

 

governança de dados o que é

 

O QUE É GOVERNANÇA DE DADOS?

De maneira simples, governança de dados é o nome que se dá ao gerenciamento dos dados de uma empresa. Esse gerenciamento inclui políticas, processos, pessoas e tecnologias, que visam estruturar a disponibilidade dos dados, seu uso, e a segurança das informações compartilhadas dentro da corporação.

A governança de dados é responsável por assegurar que a informação que chega até a empresa (via colaboradores ou por meio de um processo automático) cumpra todos os requisitos. Através dela, a empresa consegue ter um controle sobre todos os seus ativos informacionais.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSA GESTÃO DE INFORMAÇÃO?

Ter um bom controle das informações é fundamental para fazer um negócio fluir melhor. Um bom processo de governança traz diversos para a empresa, como:

TRANSPARÊNCIA: todos os colaboradores terão acesso aos dados que dizem respeito ao seu trabalho, e seguirão as regras de conduta definidas pela empresa ao lidar com eles.

EFICIÊNCIA: com os padrões estabelecidos e através da repetição gerada pela governança, os processos fluirão com mais facilidade e agilidade. Além disso, o armazenamento redundante de dados será evitado, bem como demais problemas que impactam na produtividade diária da companhia.

TOMADA DE DECISÕES: o processo de tomada de decisão será mais assertivo e confiável, pois as informações terão mais credibilidade.

SEGURANÇA: quanto maior for o controle dos dados, maior será a segurança dos mesmos e a empresa estará mais protegida.

REDUÇÃO DE CUSTOS: com processos organizados e definidos a empresa economiza não somente dinheiro, como tempo e força de trabalho também.

 

POR ONDE COMEÇAR A IMPLEMENTAR A GOVERNANÇA DE DADOS

Alguns pontos críticos devem ser levados em consideração pelo gestor na hora de montar sua política de governança de dados. A seguir trouxemos alguns desses pontos:

 

#1: Identificar quem é o titular das informações

Em primeiro lugar é preciso saber quem possui as informações. A pessoa que possui autoridade para modificar, visualizar e remover informações da organização é o governador. Essa pessoa poderá criar as regras de controle e armazenamento, formular políticas e reportar os desempenhos ao seu superior.

 

 

#2: Saber onde você está

Faça uma auto-avaliação desse processo na sua empresa e determine onde você está antes de começar a fazer mudanças. Entenda o momento da empresa e o ambiente de trabalho, quais seus gargalos e o que deve ser mudado. Verifique quais são as tecnologias usadas e como as normas de controle funcionam neste momento. As mudanças terão maior impacto se antes tiver sido feito um diagnóstico.

 

#3: Definir sua estratégia

Esse é um ponto crítico pois implica a criação de uma política de gestão de dados inteligente. Nesta etapa a empresa deve trabalhar de forma integrada, pensando em como tratará suas informações no futuro. Regras devem ser definidas, bem como as infra estruturas e ferramentas necessárias.

Aqui vale ressaltar uma questão importante: alguns dos grandes problemas da governança de dados nasce da falta de acompanhamento desse projeto. Por isso, é importante definir também como será o processo de manutenção dessa estratégia.

 

#4: Treinar seus colaboradores

Treine cada equipe que utilizará as informações no dia-a-dia. Isso fará com que o uso dos dados seja sempre inteligente. Repasse as políticas internas da organização para todos e deixe claro quais as regras de segurança e de armazenamento informacional. Preze sempre pela transparência e integridade.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários!


Para mais informações, entre em contato conosco.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *