Entenda como o Business Intelligence pode aumentar suas vendas

Toda empresa possui como objetivo final a lucratividade; afinal, sem lucro o negócio se torna inviável. Para aumentar seus lucros as empresas possuem basicamente duas opções: reduzir custos ou aumentar as vendas. Se você está buscando ações para efetivar a segunda opção, esse post é para você! Continue lendo e descubra como o Business Intelligence pode aumentar suas vendas.

Fonte: canaltech

 

O Business Intelligence é usado para extrair informações relevantes a partir de dados, e quando bem implementado, pode contribuir amplamente para o aumento da lucratividade e da eficiência da empresa. A seguir listamos 5 razões principais pelas quais o BI pode alavancar suas vendas:

 

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

O uso de um software de BI combinado com o auxílio de um sistema ERP viabiliza a obtenção de informações relevantes sobre o estoque, como por exemplo o tempo médio que as mercadorias ficam paradas, a média de consumo em um determinado tempo, a taxa de perda de produto por invalidez, entre outras.

Com essas informações em mãos fica fácil realizar cálculos que indiquem com maior precisão que decisões devem ser tomadas para atender todas as necessidades empresariais e dos clientes sem gerar desperdício.

 

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Para alavancar as vendas de sua empresa, é indispensável conhecer seus consumidores. Com o Business Intelligence você consegue fazer isso de maneira rápida e eficiente, ao traçar o comportamento da sua clientela.

Quais as características dos consumidores (idade, sexo, classe social, etc), quais assuntos lhes interessam, quais produtos são preferenciais e qual a frequência de compra são alguns exemplos de informações que você consegue obter com uma solução de BI bem implementada. Com essas informações você consegue estruturar e direcionar melhor suas ações de marketing, e como consequência o sucesso dessas estratégias aumenta.

 

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Os recursos humanos de uma empresa são extremamente valiosos. Para que todo o seu potencial seja aproveitado é importante alocar esses recursos em atividades que não sejam mecânicas e dispendiosas, como é o caso da coleta de dados por exemplo.

Dessa maneira, a implementação de um software de BI ganha tempo e dinheiro para a empresa, possibilitando que os recursos humanos sejam devidamente alocados em tarefas que realmente necessitem de suas habilidades. Nesse sentido vale ressaltar também a importância da adoção de um sistema de ERP, conforme já foi citado em outro tópico.

 

CENTRALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

O Business Intelligence gera uma democratização nas informações da empresa, pois pode ser acessado por qualquer usuário da mesma. Dessa maneira, o BI agiliza e facilita o acesso à informação, pois qualquer análise feita por algum colaborador pode ser acessada em tempo real pelo resto da equipe.

Esse fator é importante pois além de economizar tempo, corta o efeito de “telefone sem fio” que é gerado quando há muitos colaboradores e informações dispersas. A unificação das informações aumenta a organização dos negócios, e, consequentemente, sua eficiência.

 

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING

Já citamos em outro tópico que o uso do Business Intelligence pode contribuir para uma estratégia de marketing mais direcionada, mas não é só essa a relação entre marketing e BI. Com um software de BI, também é possível metrificar e analisar os resultados de ações de marketing. Assim, as vendas e a fidelização do consumidor são facilitadas.

Além disso, mais uma vez cabe aqui citar a quantidade de tempo que essas ferramentas economizam para sua equipe. Ao invés de pesquisar, analisar e registrar tudo manualmente, os colaboradores podem focar apenas na análise final dos resultados para determinar as próximas ações a serem tomadas.

 

Em suma, um software de Business Intelligence pode aumentar suas vendas por meio da otimização de atividades burocráticas que comprometem a produtividade da sua empresa. Ao extrair informações valiosas a partir de dados de diversas fontes, o BI te auxilia a tomar as melhores decisões possíveis e, consequentemente, a aumentar a taxa de sucesso do seu negócio.

 

Ficou interessado em saber mais? Entre em contato conosco!


Leia também: Por que investir em Business Intelligence em tempos de crise

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *