Big Data e BI: Entenda as Diferenças

No nosso último post falamos sobre o que é o famoso Big Data. Hoje, daremos continuidade a nossa série e abordaremos a questão do Big Data versus Business Intelligence, comentando as principais diferenças entre essas ferramentas. Confira a seguir!

 

 

Big Data

O Big Data, como o próprio nome já indica, refere-se ao recebimento de uma gigantesca quantidade de dados que é processada em alta velocidade.

Como já falamos no post anterior, a maior característica do Big Data é sua capacidade de captar dados de fontes estruturadas e não-estruturadas, sendo essa última a maior responsável pelo volume de dados. Cabe ao Big Data, então, iniciar a classificação e organização dessas informações.

É importante ressaltar aqui que neste estágio o grande volume de informações recebido ainda está “cru”, ou seja, são diversos dados jogados ao vento, não possuindo muita utilidade ou aplicação. O Big Data consegue atribuir sentido à informação recebida, mas não realiza seu completo refinamento.

Nesse sentido, o Big Data cria a necessidade de um grau mais complexo de entendimento e esforço  por parte dos seus operadores, uma vez que essa ferramenta não prepara prontamente os dados para serem utilizados na análise estratégica.

 

Business Intelligence

O Business Intelligence, por sua vez, tem como objetivo analisar a base de dados de um negócio para então otimizar a tomada de decisões, gerando estratégias eficientes que tragam benefícios à empresa de alguma maneira.

No sentido visual, os dados em soluções de BI são acessados por meio de painéis interativos e tabelas dinâmicas, como os dashboards. Essas ferramentas indicam o desempenho da empresa e de sua equipe, e fornecem informações que irão melhorar o desenvolvimento dos negócios.

Soluções de BI possuem data warehouse, isso é, um banco de dados que é modelado para consultas. O data warehouse armazena dados detalhados dos negócios e, por meio de históricos, consegue criar e organizar relatórios que irão auxiliar a empresa a tomar decisões assertivas.

Nesse sentido, o grande diferencial do BI em relação ao Big Data é o de possuir dados prontos para serem utilizados e de facilitar o acesso às informações.

 

Big Data x Business Intelligence

Enquanto o BI utiliza o passado para interpretar as informações presentes no dia-a-dia da empresa e, assim, indicar as melhores estratégias de negócios, o Big Data busca e estrutura novas informações que poderão ser usadas mais adiante para tornar o processo do BI mais otimizado e rico.

No próximo post abordaremos como o uso de Big Data e Business Intelligence juntos estão revolucionando o mercado. Curta nossa página no Facebook e Linkedin e não deixe de acompanhar!


Quer começar a utilizar BI na sua empresa? Entre em contato conosco!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *